Se você acha que todos os Audis são sinônimos de luxo e alta tecnologia, vai se surpreender ao saber que, na Europa, ainda é possível comprar um modelo bem “pé de boi” da marca alemã. O Audi A1 na versão mais básica prova que nem todo carro premium precisa ser recheado de equipamentos.
Audi A1 na versão raiz
Quem viveu os anos 80 e 90 lembra que praticamente qualquer carro podia ser manual, desde os modelos mais simples até os esportivos de alto desempenho. Mas, com o tempo, as transmissões automáticas tomaram conta do mercado, tornando raros os veículos com câmbio manual. Hoje, mesmo entre os compactos, é difícil encontrar opções sem comodidades modernas.
No entanto, a Audi ainda mantém uma alternativa para os puristas: o A1 25 TFSI. Esse hatch compacto, disponível em alguns mercados europeus, é praticamente um “primo chique” do Volkswagen Polo, já que compartilha a plataforma e diversos componentes com o modelo da VW.
Sob o capô, o A1 mais barato traz um motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando 94 cv e 17,8 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o Polo 170 TSI vendido no Brasil tem 116 cv e 16,8 kgfm, sendo um pouco mais potente, mas com torque semelhante. A grande diferença aqui é que o A1 mantém a tradição de ter câmbio manual, algo cada vez mais raro na indústria.
Pouco luxo, muito preço
A simplicidade não está apenas na mecânica, mas também nos equipamentos. O A1 básico vem com faróis halógenos, rodas de aço aro 15 com calotas e um interior sem muitos mimos. Os bancos são de tecido, o ar-condicionado é manual e alguns detalhes de acabamento das versões mais caras simplesmente não estão presentes, como cromados e apoio de braço central.
Essa economia de equipamentos tem um motivo: preço. Na Alemanha, esse Audi “peladão” custa 22.950 euros (cerca de R$ 136 mil na cotação atual). Não é barato para um carro de entrada, mas dentro do segmento premium, essa é a porta de entrada mais acessível para quem quer um Audi zero km.
Fim da linha está próximo
Se você gostou da ideia de um Audi simples, é bom saber que ele não vai durar muito tempo. O A1 já tem data para sair de cena e não terá uma nova geração. Quando isso acontecer, o A3 assumirá o posto de modelo mais barato da marca. O SUV Q2, outro modelo compacto da Audi, também será descontinuado.
Apesar do possível fim, há chances de que tanto o A1 quanto o Q2 reapareçam no futuro como modelos elétricos. A Volkswagen já trabalha nos ID.1 e ID.2, e a Audi pode aproveitar essa base para oferecer suas próprias versões. No entanto, o custo elevado das baterias pode fazer com que a marca abandone de vez a ideia de ter um carro realmente acessível.