Lá atrás, quem queria uma picape tinha que escolher entre um modelo compacto como a Strada ou partir direto para uma opção média. Esse cenário começou a mudar com a chegada da Renault Oroch, mas foi a Fiat Toro que realmente dominou o segmento intermediário desde seu lançamento, em 2016. Agora, quase nove anos depois, a picape atinge um marco impressionante no Brasil.
A fábrica da Stellantis em Goiana (PE) já produziu mais de meio milhão de unidades da Toro destinadas ao mercado brasileiro. Se contarmos também as exportações, esse número chegou a 550 mil em outubro de 2024. O sucesso do modelo reforça a importância da picape no portfólio da Fiat, posicionando a marca como referência quando o assunto é picape.
Novo motor diesel e perda de potência no flex
Ao contrário de outros modelos da Stellantis, como o Jeep Renegade, que deixaram de oferecer motorização a diesel, a Toro continua com essa opção. Recentemente, ela recebeu o motor 2.2 turbodiesel, o mesmo da Ram Rampage. Com isso, a potência passou de 170 cv para 200 cv, enquanto o torque subiu de 35,7 kgfm para 45,9 kgfm, tornando a picape ainda mais robusta e eficiente.
Por outro lado, as versões com motor 1.3 turbo flex T270 perderam potência devido às novas regras de emissão do Proconve L8, vigentes desde janeiro de 2025. Agora, o propulsor entrega 176 cv tanto com etanol quanto com gasolina, sendo que antes chegava a 185 cv no etanol. Essa redução também afetou outros modelos da Stellantis, como Jeep Compass, Commander e Fiat Fastback Limited by Abarth.
Configurações e preços
A Fiat Toro 2025 está disponível em seis versões, sendo quatro equipadas com o motor flex e duas movidas a diesel. As opções com motor 1.3 turbo possuem tração dianteira e câmbio automático de seis marchas, enquanto as versões a diesel contam com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4.
Os preços variam entre R$ 155.990 para a versão de entrada Endurance T270 flex e R$ 224.990 para a topo de linha Ranch diesel.
A Toro segue como uma das picapes mais populares do Brasil, combinando o visual e conforto de um SUV com a robustez e praticidade de uma caminhonete. Com a nova motorização diesel, a picape ganha ainda mais força para continuar sua trajetória de sucesso.