O Jeep Compass passou por mais uma mudança importante na linha 2025. A marca decidiu aposentar o motor 2.0 turbodiesel, deixando o SUV médio disponível apenas com opções flex e a gasolina. Com isso, quem quiser um Compass 4×4 terá que desembolsar no mínimo R$ 272.990 na versão Overland Hurricane.
A Jeep já havia introduzido o motor 2.0 turbo a gasolina da Rampage no Compass no ano passado. Agora, a retirada do diesel segue a tendência do Grupo Stellantis, que tem priorizado outras motorizações. O propulsor 2.0 turbodiesel vinha sendo gradualmente substituído pelo 2.2 turbodiesel da Ram Rampage e, agora, sai de cena por completo no Compass.
Novas motorizações disponíveis
Com a retirada do diesel, o Compass agora conta apenas com duas opções de motorização:
- 1.3 turbo flex (T270): entrega 176 cv de potência, vem com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. É a opção mais acessível da linha.
- 2.0 turbo a gasolina (Hurricane 4): gera 272 cv de potência, acoplado a uma transmissão automática de 9 marchas e tração integral.
- Híbrido plug-in (Compass 4xe): versão topo de linha, que combina um motor a combustão com um elétrico, elevando o preço para R$ 347.300.
Fim do diesel: impacto no preço
O Jeep Compass Limited com motor a diesel era vendido por R$ 251.990. Agora, o valor do modelo com tração 4×4 mais acessível subiu para R$ 272.990 na versão Overland Hurricane. Isso cria uma lacuna de R$ 25 mil entre ele e o Compass Série S flex, que custa R$ 247.990.
O mesmo aconteceu com o Renegade
Essa decisão já era esperada, pois a Jeep seguiu o mesmo caminho com o Renegade em 2022, quando retirou a versão a diesel do catálogo alegando baixa demanda. No caso do Compass, o diesel representava apenas 2% das vendas totais do modelo.
O antigo motor 2.0 turbodiesel gerava 170 cv e 35,7 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. Agora, essa configuração só está disponível no Compass 2.0 turbo a gasolina.
Commander segue como única opção a diesel
Com essa mudança, o Jeep Commander se torna o único modelo da marca com motor a diesel no Brasil. Ele chega na linha 2025 equipado com o 2.2 turbodiesel da Ram Rampage, entregando 200 cv e 45,9 kgfm de torque. Assim, a Jeep agora foca esse tipo de motorização apenas no segmento de SUVs grandes de sete lugares, concorrendo com modelos como Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer.
Para quem busca um Jeep com tração 4×4, agora a única alternativa dentro da linha Compass é optar pelo motor 2.0 turbo a gasolina ou partir para a versão híbrida plug-in.