A Volkswagen está prestes a ampliar sua linha de elétricos com o ID.2 X, um SUV compacto que será apresentado oficialmente no Salão de Munique (IAA 2025), em setembro. O modelo chega para completar a família de carros urbanos elétricos da marca, que já conta com o hatch ID.2 e os conceitos Cupra Raval e Skoda Epiq.
O que já sabemos sobre o ID.2 X?
O anúncio foi feito pelo próprio CEO da VW, Thomas Schäfer, que confirmou o nome do modelo. Até então, o veículo era tratado apenas como a versão SUV do ID.2. A plataforma utilizada será a MEB Small, voltada para carros elétricos compactos e com tração dianteira.
A expectativa é que o ID.2 X siga o mesmo padrão do T-Cross, seu equivalente a combustão. Isso significa um porte semelhante, com cerca de 4,1 metros de comprimento e espaço interno otimizado para o dia a dia urbano. Além disso, o SUV será produzido em Martorell, na Espanha, junto com seus “irmãos” da Seat e Cupra.
Bateria e desempenho
Ainda não há informações oficiais sobre a motorização e a autonomia do ID.2 X, mas estimativas apontam que ele pode contar com opções de bateria de 38 kWh e 56 kWh. A versão maior teria capacidade para rodar até 450 km com uma única carga.
O carregamento rápido também deve ser um diferencial, permitindo recarga de 10% a 80% em aproximadamente 20 minutos, o que tornaria o modelo bastante competitivo frente a outros elétricos compactos do mercado europeu.
Preço e lançamento
A Volkswagen pretende lançar o ID.2 X em 2026 com um preço inicial superior ao do ID.2, que deve custar menos de 25 mil euros. No caso do SUV, a expectativa é que ele parta de 30 mil euros, ainda assim um valor acessível considerando os preços de concorrentes como Kia EV3, Opel Mokka Elétrico e Volvo EX30.
Além da tecnologia embarcada, o SUV pode trazer um painel digital atualizado e soluções inteligentes para aumentar a praticidade, como porta-malas espaçoso e compartimentos extras no assoalho.
Conclusão
Com a chegada do ID.2 X, a Volkswagen reforça seu compromisso com a eletrificação, apostando em um SUV compacto para ampliar sua participação no mercado europeu de elétricos. O modelo promete um bom custo-benefício, combinando preço competitivo, autonomia interessante e um design alinhado com a identidade da nova geração de veículos da marca.