Mercedes-Benz garante futuro dos motores V8 e V12, mesmo com eletrificação

- Anúncio -

Parece que a era dos motores grandes e potentes ainda não chegou ao fim para a Mercedes-Benz. Durante uma reunião com acionistas, a marca alemã confirmou que seus icônicos propulsores V8 e V12 continuarão em produção por um bom tempo, mesmo com a crescente pressão pela eletrificação dos carros.

Motores gigantes ainda têm espaço no mercado

Na conferência anual de resultados, a Mercedes apresentou sua nova estratégia chamada “Dominar a Transformação”. O plano é focado na modernização da marca, incluindo uma ofensiva de novos modelos elétricos com base na plataforma MMA. Mas nem tudo é eletricidade! A fabricante garantiu que manterá o motor V12 no Classe-S, seu modelo mais luxuoso.

O motorzão de 6.0 litros biturbo seguirá equipado no Maybach S680 e no Classe-S Guard blindado, mas apenas em mercados selecionados, onde as regras de emissão são mais flexíveis. Além disso, a AMG continuará fornecendo um V12 para a Pagani, usado no hipercarro Utopia.

- Anúncio-

Com isso, a Mercedes se torna a única entre as três grandes marcas alemãs de luxo a manter um motor V12 no portfólio. A BMW aposentou seu doze cilindros em 2022, e a Audi abandonou o W12 em 2017.

O V8 também continua firme e forte

Não é só o V12 que está garantido. A AMG também está desenvolvendo uma nova geração do motor V8, agora eletrificado e adaptado para os futuros padrões de emissão Euro 7. A boa notícia é que a própria plataforma AMG.EA suportará tanto motores à combustão quanto elétricos.

- Anúncio-

O motor de seis cilindros em linha também deve seguir na gama, já que a marca não anunciou nenhuma descontinuação. E para quem procura opções mais econômicas, a Mercedes já prepara um motor 1.5 turbo de quatro cilindros eletrificado com sistema de 48V. Esse propulsor será lançado no novo CLA e contará com câmbio automático de oito marchas.

Híbridos e combustão ainda dominam

Apesar do avanço dos elétricos, a própria Mercedes projeta que, até 2027, 70% de suas vendas ainda serão de carros a combustão, muitos deles com tecnologia híbrida leve de 48V. Essa nova previsão mostra que a marca foi um pouco otimista demais ao anunciar, anos atrás, que se tornaria 100% elétrica até 2030.

- Anúncio -

Na prática, o mercado global ainda não está totalmente preparado para uma transição completa para os elétricos, e a Mercedes parece ter percebido isso. A boa notícia para os entusiastas é que os motores grandes e potentes ainda terão um espaço garantido na linha da marca alemã por muitos anos.

- Anúncio -
Luis Felipe
Luis Felipe
Sou apaixonado pelo mundo automotivo desde sempre! Como redator do Turbo Notícias, meu foco é trazer conteúdos detalhados e envolventes sobre os lançamentos, curiosidades e inovações no setor. Adoro compartilhar minha paixão por carros e motos com nossos leitores e ajudar a transformar informação em inspiração para quem ama motores tanto quanto eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos mais recentes

Artigos relacionados