A nova versão do SUV Haval H6, o modelo mais vendido da GWM no Brasil, já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No entanto, apesar do sinal verde para o design atualizado, a chegada desse facelift ao mercado brasileiro ainda deve demorar.
Apresentado no Salão de Pequim em 2023, o modelo passou por mudanças visuais focadas na dianteira. A grade agora ocupa quase toda a largura do carro, os faróis foram redesenhados com 54 lâmpadas de LED e o para-choque recebeu ajustes para acompanhar a nova identidade visual da marca. Na lateral, as mudanças são sutis, como a retirada do aplique plástico sob os retrovisores e novas rodas que variam conforme a versão. Já na traseira, as lanternas deixam de ser interligadas, destacando ainda mais o nome “HAVAL” na tampa do porta-malas.
O interior também passou por transformações, trazendo um painel modernizado e um console central sem botões físicos. A alavanca de marchas foi reposicionada para a coluna de direção e a central multimídia cresceu para 14,6 polegadas, concentrando os comandos do ar-condicionado e um novo sistema de inteligência artificial com assistente de voz.
Quando chega ao Brasil?
Apesar do registro da nova versão, a GWM já havia informado, em 2023, que não faria mudanças visuais no Haval H6 por pelo menos quatro anos. Com isso, o modelo renovado só deve chegar ao Brasil por volta de 2027.
Enquanto isso, a marca segue com os planos de nacionalizar a produção do Haval H6, que agora será priorizado no lugar da picape híbrida Poer. O SUV enfrentou um aumento de impostos, o que reforçou a necessidade de fabricação local. A GWM pretende iniciar a montagem do modelo em maio de 2025, um ano após o previsto, e já trabalha na homologação de fornecedores para atingir 60% de nacionalização.
A produção acontecerá na fábrica de Iracemápolis (SP), que ainda está sendo estruturada pela montadora. Além da fabricação local, a marca planeja adaptar o motor 1.5 turbo do H6 para um sistema flex nas versões híbrida e híbrida plug-in, aumentando a competitividade do modelo no mercado brasileiro.
Por enquanto, o Haval H6 seguirá no Brasil com o design atual, mantendo a estratégia da GWM de evitar atualizações frequentes para reduzir a desvalorização do modelo.