O mercado automotivo chinês começou 2025 em queda, mas com uma grande reviravolta: pela primeira vez em quase um ano, a Geely superou a BYD em vendas e assumiu a liderança no maior mercado de carros do mundo. Em janeiro, a Geely emplacou 198.544 unidades, um crescimento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a BYD vendeu 182.017 unidades e perdeu o topo do ranking.
De acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos (CAAM), foram comercializados 2,423 milhões de carros no primeiro mês do ano, uma queda de 0,7% em comparação com janeiro de 2024. Mesmo assim, a Geely conseguiu um feito histórico, desbancando a BYD, que liderava o mercado desde março de 2024. A última vez que isso havia ocorrido foi em fevereiro de 2020.
A Volkswagen também sofreu um revés, caindo para a terceira posição, com 171.930 unidades vendidas. Entre as marcas premium, a Audi (53.820) superou a BMW (52.529), enquanto a Nissan enfrentou uma forte queda de 30% e sequer apareceu entre as dez mais vendidas.
Ranking das montadoras mais vendidas na China em janeiro de 2025:
- Geely – 198.544 unidades (8,2%)
- BYD – 182.017 unidades (7,5%)
- Volkswagen – 171.930 unidades (7,1%)
- Toyota – 123.400 unidades (5,1%)
- Changan – 76.068 unidades (3,1%)
- Honda – 68.833 unidades (2,8%)
- Chery – 66.623 unidades (2,7%)
- Wuling – 57.216 unidades (2,4%)
- Audi – 53.820 unidades (2,2%)
- BMW – 52.529 unidades (2,2%)
O desempenho da Geely também se refletiu no ranking de modelos mais vendidos. Pela primeira vez, a montadora conseguiu uma dobradinha, com o SUV Xingyue L na liderança (29.434 unidades) e o hatch Xingyuan em segundo lugar (28.146 unidades). O Volkswagen Sagitar, equivalente chinês do Jetta, fechou o pódio com 25.745 unidades vendidas. O Tesla Model Y (25.694) e o VW Passat (25.670) completaram o top 5.
Carros mais vendidos na China em janeiro de 2025:
- Geely Xingyue L – 29.434 unidades
- Geely Xingyuan – 28.146 unidades
- Volkswagen Sagitar – 25.745 unidades
- Tesla Model Y – 25.694 unidades
- Volkswagen Passat – 25.670 unidades
- Wuling Hongguang Mini EV – 24.924 unidades
- Nissan Sylphy – 23.959 unidades
- Volkswagen Lavida – 23.863 unidades
- Changan CS75 – 23.494 unidades
- Geely Xingrui – 23.294 unidades
Outro destaque foi o elétrico Xiaomi SU7, que apareceu pela primeira vez no top 15, com 22.897 unidades vendidas. Já a BYD teve apenas três modelos entre os 20 mais vendidos, com o Song Plus sendo o melhor posicionado, na 15ª colocação, com 20.138 unidades.
A ascensão da Geely acontece em um momento estratégico para a marca, que recentemente fechou uma parceria com a Renault para usar a fábrica de São José dos Pinhais (PR) como base de produção e distribuição de seus veículos híbridos e elétricos no Brasil. Com a BYD já consolidada por aqui e a Tesla se preparando para iniciar suas operações, o mercado nacional pode se tornar o próximo campo de batalha entre as gigantes chinesas.