Ferrari quer ressuscitar o câmbio manual — mas só pros muito VIPs

- Anúncio -

A Ferrari tá num momento tão bom que parece até cheat code: bateu recorde de vendas, tem fila de espera gigante até 2026 e ainda lidera de lavada quando o assunto é lucro por carro vendido. E mesmo com tudo isso, os caras tão pensando em dar um agrado pros fãs mais raiz — sim, existe a chance real do câmbio manual voltar!

Mas calma lá, não é pra todo mundo. Gianmaria Fulgenzi, que cuida do desenvolvimento de produto da marca, explicou que a ideia não é jogar um câmbio manual nos carros normais da linha. A proposta é algo mais exclusivo: colocar o trio de pedais em algum modelo ultra-raro da linha Icona — aquela dos milionários, que já teve carros como o Monza SP1/SP2 e o Daytona SP3.

Esses modelos da Icona são praticamente obras de arte com rodas. Eles são feitos em quantidade super limitada e vendidos só pra clientes selecionadíssimos. Até agora, todos vinham com câmbio automático, mas se depender de Fulgenzi (e de um monte de cliente endinheirado pedindo), isso pode mudar. O último Ferrari com câmbio manual foi a California, que parou de ser fabricada em 2012. Ou seja, já tem mais de 10 anos que os fãs estão na seca.

- Anúncio-

Pra você ter uma ideia, até o Lewis Hamilton, piloto da Ferrari na F1, entrou nessa. Ele sugeriu que a marca criasse uma versão moderna da lendária F40 — que poderia até se chamar F44 — com câmbio manual. Se o cara que dirige os carros mais tecnológicos do mundo quer algo mais “pé no chão”, imagina o resto da galera.

Mas nem tudo são flores. Se a Ferrari realmente for pra esse caminho, vai ter que controlar a força do motor. Isso porque as máquinas da Icona são tão potentes que, com um câmbio manual, a embreagem ficaria absurdamente pesada — tipo, precisaria de uma perna de academia pra pisar. Os modelos atuais entregam mais de 70 kgfm de torque, e isso pode ser exagerado pro uso manual. Mesmo assim, os puristas não tão nem aí. O prazer de trocar marcha na raça vale mais do que uns cavalos a menos.

- Anúncio-

Além disso, esse projeto não teria espaço pra eletrificação. Câmbio manual com motor híbrido ou elétrico é uma bagunça técnica que a Ferrari provavelmente não quer lidar. A pegada aqui é voltar às origens: motor a combustão, ronco alto e o prazer da direção pura.

E olha só: o mercado tá aos poucos redescobrindo o câmbio manual. O Gordon Murray T.50 só tem versão manual. A maioria dos donos do Pagani Utopia escolheu o modelo com três pedais. Até a Toyota já testou câmbio manual em carro elétrico, e a Aston Martin lançou o Valour, uma belezinha com V12 e câmbio manual. A Ford também apostou nisso, e o novo Mustang GT Performance com câmbio manual vai chegar ao Brasil. E a Porsche? Continua firme com versões manuais em modelos como o 911 Carrera T e o GT3 Touring.

- Anúncio -

Ou seja, tem espaço pra esse tipo de carro no mercado — e a Ferrari sabe disso. Se ela for mesmo lançar um novo Icona manual, pode apostar que vai ser caríssimo. Algo tipo um novo SP4 com motor V12 e caixa manual, feito só pra poucos felizardos. Vai custar milhões, mas vai vender rapidinho. O Daytona SP3, por exemplo, custava mais de 2 milhões de dólares, e sumiu das lojas em tempo recorde.

Resumindo? O câmbio manual pode até parecer coisa do passado, mas pra quem ama dirigir de verdade, ele nunca saiu de moda. E se a Ferrari resolver trazer isso de volta, vai ser pra deixar os colecionadores malucos — e os fãs nostálgicos com um sorrisão no rosto.

- Anúncio -
Luis Felipe
Luis Felipe
Sou apaixonado pelo mundo automotivo desde sempre! Como redator do Turbo Notícias, meu foco é trazer conteúdos detalhados e envolventes sobre os lançamentos, curiosidades e inovações no setor. Adoro compartilhar minha paixão por carros e motos com nossos leitores e ajudar a transformar informação em inspiração para quem ama motores tanto quanto eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos mais recentes

Artigos relacionados