A Mazda resolveu mostrar que carro elétrico também pode ter personalidade. Depois do sedã elétrico 6e, agora é a vez do novo Mazda CX-6e, um SUV 100% elétrico que promete fazer bonito no visual e, quem sabe, na parte técnica também. Ele deve ser apresentado oficialmente no Salão de Xangai, no dia 23 de abril, mas as primeiras imagens e detalhes já foram revelados.
Pra começar, ele nem parece um carro elétrico à primeira vista. Nada de design futurista exagerado – o CX-6e aposta num visual mais elegante, com linhas robustas e limpas. O modelo foi desenvolvido em parceria com a chinesa Changan, e na China ele vai se chamar Mazda EZ-60. Por lá, será o segundo fruto dessa união depois do Mazda 6e (ou EZ-6), que já chegou às lojas.
Mesma base do Deepal S07, mas com cara de Mazda

O CX-6e compartilha a mesma plataforma do sedã elétrico e do SUV chinês Deepal S07, ambos baseados na arquitetura EPA1, feita para carros elétricos. Mas apesar de usarem a mesma estrutura, a Mazda deu aquele toque de classe no design. O SUV lembra vagamente o S07 no formato, mas só isso. Os designers capricharam pra deixar o Mazda com identidade própria.
Pra você ter uma ideia de tamanho, o Deepal S07 mede 4,75 metros de comprimento, 1,93 m de largura e 1,625 m de altura. É um porte bem próximo de rivais como o Tesla Model Y, XPeng G6 e Audi Q6 e-tron.
Motorização e baterias
Apesar de a Mazda ainda não ter confirmado os dados técnicos do CX-6e, é bem provável que ele use as mesmas opções do Deepal S07. Se for isso mesmo, vem aí duas versões com motor elétrico traseiro:
- 218 cv (160 kW)
- 258 cv (190 kW)
Já as baterias seriam as mesmas usadas no sedã elétrico da marca:
- 68,8 kWh (LFP – fosfato de ferro-lítio) com autonomia de até 520 km (ciclo chinês CLTC)
- 80 kWh (NMC – níquel, manganês e cobalto) com autonomia de até 628 km (CLTC)
Quando chega?
Ainda não se sabe exatamente quando o Mazda CX-6e vai desembarcar na Europa ou em outros mercados, mas a apresentação oficial acontece em breve, no final de abril. Se seguir os passos do 6e, não deve demorar muito até aparecer por aqui também.
A estratégia da Mazda é clara: apostar em carros elétricos com visual marcante, mas sem abrir mão do estilo clássico da marca. Agora é esperar pra ver se, além de bonito, o CX-6e vai mandar bem no desempenho e nas vendas.
Ficha técnica (esperada – com base no Deepal S07):

- Motorização elétrica traseira:
- 160 kW (218 cv)
- 190 kW (258 cv)
- Baterias:
- LFP – 68,8 kWh (520 km CLTC)
- NMC – 80 kWh (628 km CLTC)
- Plataforma: EPA1
- Dimensões (estimadas):
- Comprimento: 4,75 m
- Largura: 1,93 m
- Altura: 1,625 m
- Tração: Traseira
- Carregamento: Não informado, mas esperado carregamento rápido (DC) com suporte a mais de 100 kW