Parece que o Nissan Sentra está longe de sair de cena. Na verdade, ele está prestes a entrar numa nova fase. A nova geração do sedã já foi flagrada rodando camuflada em testes aqui no Brasil, segundo um vídeo divulgado pelo perfil @placaverde. Isso confirma que o modelo seguirá sendo importado e promete chegar com mudanças importantes, tanto no visual quanto na parte mecânica.
A apresentação oficial do novo Sentra deve acontecer ainda neste ano, inicialmente na América do Norte, como parte do novo plano global da Nissan. O teaser já divulgado pela marca mostrou uma silhueta mais arrojada, com frente mais baixa, faróis afilados e traseira com caída suave do teto — um desenho claramente mais esportivo. Nada de sedã com cara de tiozão.
Esse movimento da Nissan segue a tendência de todo o segmento: os sedãs médios precisam ser mais agressivos para não ficarem para trás diante da popularidade dos SUVs. Por isso, a nova geração do Sentra parece estar apostando num estilo mais marcante e dinâmico, além de entregar uma condução mais envolvente — algo que já é uma das qualidades do modelo atual, graças à suspensão independente nas quatro rodas.
O que esperar do novo Sentra?
Apesar do visual renovado, é possível que a mecânica principal seja mantida nas versões de entrada. Ou seja, o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros com injeção direta deve continuar por aqui, acoplado ao câmbio automático do tipo CVT, que simula marchas e prioriza o conforto ao dirigir.
Mas a grande aposta está nas versões mais caras. A imprensa norte-americana já especula que o novo Sentra pode ganhar o motor 1.5 turbo de três cilindros — o mesmo usado na linha Rogue (nos EUA) — com potência na casa dos 200 cv. E, seguindo a linha de eletrificação da Nissan, é bem possível que uma versão híbrida com a tecnologia e-Power também chegue por aqui em algum momento.
Esse sistema e-Power tem uma proposta diferente: o motor a combustão não movimenta as rodas diretamente. Ele atua apenas como gerador de energia para o motor elétrico, que é quem realmente traciona o carro. Isso garante uma pegada de carro elétrico, mas sem a preocupação com autonomia ou recarga na tomada.
Atualidade e futuro no Brasil
Atualmente, o Sentra é vendido por aqui na versão mexicana, com preços partindo de R$ 166.790 na versão Advance CVT. Mesmo com a concorrência pesada do Toyota Corolla, o modelo da Nissan tem seus pontos fortes, como a qualidade do acabamento, espaço interno e tecnologia embarcada — com destaque para itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e sistema de som Bose nas versões topo de linha.
A chegada da nova geração por aqui ainda não tem data exata, mas a presença dos protótipos em solo nacional é um forte indicativo de que o lançamento vai acontecer pouco tempo depois da estreia internacional. Com visual mais ousado e possíveis versões turbo e híbrida, o novo Sentra tem tudo para continuar sendo uma boa opção no segmento dos sedãs médios.

Ficha técnica (versão atual – referência)
Modelo: Nissan Sentra Advance CVT
Motorização: 2.0 16V aspirado
Potência: 151 cv @ 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm @ 4.000 rpm
Câmbio: Automático CVT
Tração: Dianteira
Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson
Suspensão traseira: Independente multilink
Comprimento: 4.646 mm
Largura: 1.816 mm
Altura: 1.455 mm
Entre-eixos: 2.708 mm
Porta-malas: 466 litros
Peso: 1.350 kg
Consumo médio (etanol): 7,9 km/l (cidade) / 10,2 km/l (estrada)
Consumo médio (gasolina): 11,2 km/l (cidade) / 13,9 km/l (estrada)