Mercedes-AMG C 63 pode ganhar mais cilindros — mas sem V8, por enquanto

- Anúncio -

A Mercedes-AMG está repensando a fórmula do C 63 depois de receber muitas críticas (e vendas abaixo do esperado) com a versão atual do modelo. Muita gente torceu o nariz quando o famoso V8 saiu de cena pra dar lugar a um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com auxílio elétrico. Mesmo com mais potência — são 680 cv combinados — o carro perdeu o que muitos consideravam a “alma AMG”.

Mas parece que vem mudança por aí.

Segundo informações da revista britânica Autocar, a Mercedes-Benz deve aposentar o atual 2.0 de quatro cilindros no C 63 e adotar um motor mais empolgante: um seis cilindros em linha, biturbo, com 3,0 litros — o mesmo tipo de motorização já usado em modelos como o AMG E 53. A meta é resgatar o espírito mais visceral da linha C 63, sem voltar de vez ao V8, que exigiria mudanças estruturais no carro e encareceria o projeto.

- Anúncio-

Nova configuração híbrida

Mercedes-AMG C 63

Além do novo motor a combustão, o sistema híbrido também deve mudar. A ideia da Mercedes-AMG é remover o motor elétrico traseiro e substituí-lo por um motor elétrico dianteiro, que será acoplado entre o motor a gasolina e a caixa automática de nove marchas. Essa mudança deve melhorar a distribuição de peso e tornar o conjunto mais eficiente — e, quem sabe, mais divertido de dirigir.

Com essas alterações, a potência total pode até cair um pouco em relação aos 680 cv da configuração atual, mas não deve ficar muito abaixo disso. O foco agora parece estar em devolver ao carro aquele comportamento dinâmico e emocional que sempre marcou os AMG.

- Anúncio-

E o V8, volta quando?

No caso do C 63, infelizmente, o V8 não deve retornar. A Mercedes deixou claro que seria muito complicado (e caro) colocar novamente o V8 num carro do porte do Classe C atual. Mas isso não quer dizer que o motorzão está aposentado: o novo Mercedes-AMG CLE 63, que deve ocupar o lugar do Classe C Coupé e do Classe E Coupé, pode ser o próximo a trazer o V8 de volta ao palco.

Quando o novo C 63 chega?

Ainda não há uma data oficial, mas como o atual Classe C está no mercado desde 2021, é provável que a reestilização e o novo conjunto mecânico sejam revelados em 2025, com início das vendas no mesmo ano ou no início de 2026. O GLC 63, versão SUV do Classe C, também deve acompanhar essas mudanças.


Ficha técnica esperada (atualização prevista)

  • Motor a combustão: 3.0 L, 6 cilindros em linha, biturbo (a confirmar)
  • Motor elétrico: dianteiro, integrado ao conjunto motor-transmissão
  • Potência combinada: entre 650 e 680 cv (estimativa)
  • Câmbio: automático de 9 marchas
  • Tração: integral (4MATIC+)
  • Bateria: ainda sem dados confirmados
  • Aceleração 0 a 100 km/h: provavelmente abaixo de 3,5 segundos
  • Autonomia elétrica: esperada pequena, focada em desempenho
- Anúncio -
Luis Felipe
Luis Felipe
Sou apaixonado pelo mundo automotivo desde sempre! Como redator do Turbo Notícias, meu foco é trazer conteúdos detalhados e envolventes sobre os lançamentos, curiosidades e inovações no setor. Adoro compartilhar minha paixão por carros e motos com nossos leitores e ajudar a transformar informação em inspiração para quem ama motores tanto quanto eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos mais recentes

Artigos relacionados