A Mercedes-AMG está repensando a fórmula do C 63 depois de receber muitas críticas (e vendas abaixo do esperado) com a versão atual do modelo. Muita gente torceu o nariz quando o famoso V8 saiu de cena pra dar lugar a um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com auxílio elétrico. Mesmo com mais potência — são 680 cv combinados — o carro perdeu o que muitos consideravam a “alma AMG”.
Mas parece que vem mudança por aí.
Segundo informações da revista britânica Autocar, a Mercedes-Benz deve aposentar o atual 2.0 de quatro cilindros no C 63 e adotar um motor mais empolgante: um seis cilindros em linha, biturbo, com 3,0 litros — o mesmo tipo de motorização já usado em modelos como o AMG E 53. A meta é resgatar o espírito mais visceral da linha C 63, sem voltar de vez ao V8, que exigiria mudanças estruturais no carro e encareceria o projeto.
Nova configuração híbrida

Além do novo motor a combustão, o sistema híbrido também deve mudar. A ideia da Mercedes-AMG é remover o motor elétrico traseiro e substituí-lo por um motor elétrico dianteiro, que será acoplado entre o motor a gasolina e a caixa automática de nove marchas. Essa mudança deve melhorar a distribuição de peso e tornar o conjunto mais eficiente — e, quem sabe, mais divertido de dirigir.
Com essas alterações, a potência total pode até cair um pouco em relação aos 680 cv da configuração atual, mas não deve ficar muito abaixo disso. O foco agora parece estar em devolver ao carro aquele comportamento dinâmico e emocional que sempre marcou os AMG.
E o V8, volta quando?
No caso do C 63, infelizmente, o V8 não deve retornar. A Mercedes deixou claro que seria muito complicado (e caro) colocar novamente o V8 num carro do porte do Classe C atual. Mas isso não quer dizer que o motorzão está aposentado: o novo Mercedes-AMG CLE 63, que deve ocupar o lugar do Classe C Coupé e do Classe E Coupé, pode ser o próximo a trazer o V8 de volta ao palco.
Quando o novo C 63 chega?
Ainda não há uma data oficial, mas como o atual Classe C está no mercado desde 2021, é provável que a reestilização e o novo conjunto mecânico sejam revelados em 2025, com início das vendas no mesmo ano ou no início de 2026. O GLC 63, versão SUV do Classe C, também deve acompanhar essas mudanças.
Ficha técnica esperada (atualização prevista)

- Motor a combustão: 3.0 L, 6 cilindros em linha, biturbo (a confirmar)
- Motor elétrico: dianteiro, integrado ao conjunto motor-transmissão
- Potência combinada: entre 650 e 680 cv (estimativa)
- Câmbio: automático de 9 marchas
- Tração: integral (4MATIC+)
- Bateria: ainda sem dados confirmados
- Aceleração 0 a 100 km/h: provavelmente abaixo de 3,5 segundos
- Autonomia elétrica: esperada pequena, focada em desempenho