A Stellantis decidiu colocar o pé no freio na produção europeia do seu carro elétrico da marca chinesa Leapmotor. A notícia pegou muita gente de surpresa, já que o modelo T03 vinha sendo montado na Polônia como uma estratégia para fugir das pesadas tarifas impostas aos elétricos fabricados na China. Mas parece que o plano não deu certo – e tem mais coisa por trás disso.
Produção suspensa e incentivo perdido

A montagem do Leapmotor T03 estava rolando na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia. Mas no dia 30 de março a produção foi oficialmente suspensa. O motivo? Simples: mesmo sendo montado parcialmente na Europa, o carro não se qualificou para os incentivos fiscais da França, o principal mercado-alvo da Leapmotor por lá.
A jogada de trazer o carro em kits semi-desmontados da China (o famoso sistema SKD) não foi suficiente para o modelo passar nos critérios exigidos pelo governo francês. Esses incentivos podem chegar a 4 mil euros, mas só valem para modelos com certa porcentagem de componentes locais. Como o T03 é quase todo chinês, ficou de fora da lista.
Política e tarifas no meio do caminho
Além da questão dos incentivos, tem outro fator pesando nessa história: a tensão comercial entre Europa e China. A União Europeia aumentou as taxas de importação para veículos elétricos chineses, o que irritou o governo chinês. Como resposta, a China aconselhou suas empresas a congelarem investimentos em países europeus que apoiaram essas tarifas — e a Polônia, onde o T03 era montado, está entre eles.
Resultado? A Stellantis resolveu repensar toda a estratégia de produção da Leapmotor na Europa. Inclusive, o próximo modelo da marca, o SUV elétrico Leapmotor B10, que seria feito também na Polônia, agora será produzido na Espanha — que não apoiou as tarifas e, por isso, virou um destino mais estratégico.
E agora, qual o futuro do Leapmotor T03?
Por enquanto, não há previsão para retomar a produção do T03 em solo europeu. Segundo fontes ligadas à Stellantis, a ideia pode ser atualizar o modelo para que ele possa ser produzido fora da China a partir de 2026, em conformidade com as regras da União Europeia. Isso ajudaria não só a driblar as tarifas, mas também a tornar o carro elegível aos incentivos fiscais.
Mesmo com a suspensão da produção, a Stellantis afirmou que continua comprometida com o lançamento da Leapmotor na Europa. Mas vai buscar alternativas mais viáveis e seguras para manter a operação competitiva.
Ficha Técnica: Leapmotor T03 (modelo europeu)

- Categoria: Subcompacto 100% elétrico
- Motorização: Motor elétrico de 80 kW (109 cv)
- Torque: 158 Nm
- Bateria: 41,3 kWh
- Autonomia (WLTP): Aproximadamente 265 km
- Aceleração 0-100 km/h: 12 segundos (estimado)
- Velocidade máxima: 100 km/h (limitada)
- Tração: Dianteira
- Carga rápida: Sim, até 45 kW
- Capacidade do porta-malas: 210 litros
- Origem: Importado da China / Montado na Polônia (até 2024)
Conclusão
A Stellantis percebeu que montar elétrico chinês na Europa não seria tão simples assim. Entre burocracias, tarifas e geopolítica, a Leapmotor está tendo que recalcular a rota para seguir relevante no mercado europeu. O jogo virou, e agora resta saber como esse novo plano vai impactar o futuro dos elétricos acessíveis no continente.