Stellantis Dá um Passo Atrás com Elétrico Chinês na Europa – Entenda o Motivo

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A Stellantis decidiu colocar o pé no freio na produção europeia do seu carro elétrico da marca chinesa Leapmotor. A notícia pegou muita gente de surpresa, já que o modelo T03 vinha sendo montado na Polônia como uma estratégia para fugir das pesadas tarifas impostas aos elétricos fabricados na China. Mas parece que o plano não deu certo – e tem mais coisa por trás disso.

Produção suspensa e incentivo perdido

Stellantis

A montagem do Leapmotor T03 estava rolando na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia. Mas no dia 30 de março a produção foi oficialmente suspensa. O motivo? Simples: mesmo sendo montado parcialmente na Europa, o carro não se qualificou para os incentivos fiscais da França, o principal mercado-alvo da Leapmotor por lá.

A jogada de trazer o carro em kits semi-desmontados da China (o famoso sistema SKD) não foi suficiente para o modelo passar nos critérios exigidos pelo governo francês. Esses incentivos podem chegar a 4 mil euros, mas só valem para modelos com certa porcentagem de componentes locais. Como o T03 é quase todo chinês, ficou de fora da lista.

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Política e tarifas no meio do caminho

Além da questão dos incentivos, tem outro fator pesando nessa história: a tensão comercial entre Europa e China. A União Europeia aumentou as taxas de importação para veículos elétricos chineses, o que irritou o governo chinês. Como resposta, a China aconselhou suas empresas a congelarem investimentos em países europeus que apoiaram essas tarifas — e a Polônia, onde o T03 era montado, está entre eles.

Resultado? A Stellantis resolveu repensar toda a estratégia de produção da Leapmotor na Europa. Inclusive, o próximo modelo da marca, o SUV elétrico Leapmotor B10, que seria feito também na Polônia, agora será produzido na Espanha — que não apoiou as tarifas e, por isso, virou um destino mais estratégico.

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E agora, qual o futuro do Leapmotor T03?

Por enquanto, não há previsão para retomar a produção do T03 em solo europeu. Segundo fontes ligadas à Stellantis, a ideia pode ser atualizar o modelo para que ele possa ser produzido fora da China a partir de 2026, em conformidade com as regras da União Europeia. Isso ajudaria não só a driblar as tarifas, mas também a tornar o carro elegível aos incentivos fiscais.

Mesmo com a suspensão da produção, a Stellantis afirmou que continua comprometida com o lançamento da Leapmotor na Europa. Mas vai buscar alternativas mais viáveis e seguras para manter a operação competitiva.

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Ficha Técnica: Leapmotor T03 (modelo europeu)

Stellantis
  • Categoria: Subcompacto 100% elétrico
  • Motorização: Motor elétrico de 80 kW (109 cv)
  • Torque: 158 Nm
  • Bateria: 41,3 kWh
  • Autonomia (WLTP): Aproximadamente 265 km
  • Aceleração 0-100 km/h: 12 segundos (estimado)
  • Velocidade máxima: 100 km/h (limitada)
  • Tração: Dianteira
  • Carga rápida: Sim, até 45 kW
  • Capacidade do porta-malas: 210 litros
  • Origem: Importado da China / Montado na Polônia (até 2024)

Conclusão

A Stellantis percebeu que montar elétrico chinês na Europa não seria tão simples assim. Entre burocracias, tarifas e geopolítica, a Leapmotor está tendo que recalcular a rota para seguir relevante no mercado europeu. O jogo virou, e agora resta saber como esse novo plano vai impactar o futuro dos elétricos acessíveis no continente.

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Luis Felipe
Luis Felipe
Sou apaixonado pelo mundo automotivo desde sempre! Como redator do Turbo Notícias, meu foco é trazer conteúdos detalhados e envolventes sobre os lançamentos, curiosidades e inovações no setor. Adoro compartilhar minha paixão por carros e motos com nossos leitores e ajudar a transformar informação em inspiração para quem ama motores tanto quanto eu.

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