Se você é fã de picapes robustas e já curte a linha Amarok, segura essa novidade: a nova geração da Volkswagen Amarok já está em desenvolvimento, e dessa vez ela vai ser feita exclusivamente para a nossa região. Isso mesmo! Nada de seguir o modelo vendido lá fora, a nova Amarok vai ser pensada do zero para agradar em cheio os brasileiros e nossos vizinhos sul-americanos.
A previsão de estreia da nova geração da Volkswagen Amarok é para 2027, e a produção vai continuar firme e forte na fábrica de Pacheco, na Argentina. E o que isso significa? Que a Volkswagen está investindo pesado no mercado daqui. Foram anunciados US$ 580 milhões só nesse projeto, com direito a desenvolvimento, engenharia e design 100% focados na América do Sul. A proposta é clara: fazer um modelo sob medida para o nosso gosto, clima, estradas e estilo de vida.
Fim da parceria com a Ford
Pra quem não lembra, a atual geração global da Amarok (vendida na Europa e Austrália) foi desenvolvida em parceria com a Ford, usando a mesma base da Ranger. Mas aqui a coisa vai ser diferente. A nova geração da Volkswagen Amarok sul-americana vai romper totalmente esse laço. Quem entra no lugar como novo parceiro de desenvolvimento é o grupo chinês SAIC, conhecido por modelos como LDV Terron 9 e MG U9.
E antes que você fique preocupado com o DNA da Amarok, pode ficar tranquilo: o projeto continua com cara de Volkswagen. Inclusive, o design final está sendo criado pelo brasileiro José Carlos Pavone, o mesmo que desenhou o Nivus e o novo Tera. Ou seja, vem coisa bonita por aí!
Plataforma exclusiva e identidade própria
Apesar de aproveitar a estrutura de veículos já existentes do grupo SAIC, a nova Amarok vai ter seu próprio estilo. A promessa é de uma picape com visual marcante, bom espaço interno, tecnologia atualizada e, claro, aquela pegada parruda que quem curte picape não abre mão.
A Volkswagen ainda não soltou todas as fichas, mas o esperado é que o modelo tenha opções de motorização turbodiesel – que é o queridinho da categoria – e até mesmo uma versão híbrida mais pra frente, acompanhando a tendência mundial de eletrificação.
Por que não usar a Amarok global?
A decisão de não adotar a Amarok global foi bem estratégica. Usar a versão baseada na Ranger exigiria depender das fábricas da Ford, o que complicaria (e encareceria) a produção por aqui. Em vez disso, a VW preferiu manter a produção própria, com uma linha que vai suceder diretamente a Amarok atual, lançada em 2010 e ainda vendida em vários países sul-americanos.
O que esperar da nova geração da Volkswagen Amarok?
- Design exclusivo feito por brasileiro, focado no gosto sul-americano
- Plataforma independente da Ford Ranger
- Parceria com o grupo SAIC, que já tem experiência em utilitários robustos
- Possíveis versões híbridas e turbodiesel
- Tecnologia atualizada, com mais segurança, conectividade e conforto
- Produção na Argentina para manter preços competitivos e logística facilitada
Aposta da Volkswagen Amarok no nosso mercado
Com esse novo plano, a marca alemã deixa claro que a América do Sul segue sendo peça-chave na estratégia global. E olha, com concorrência pesada de modelos como Ranger, Hilux e S10, a nova geração da Volkswagen Amarok tem tudo para manter a VW forte no jogo das picapes médias.
Agora é esperar os próximos capítulos até 2027 e torcer para a nova Amarok ser tudo isso (e mais um pouco). Mas se depender do investimento e da proposta da Volks, a gente pode se preparar pra ver uma das picapes mais completas do mercado!