A briga entre as picapes médias vai ganhar um novo personagem em breve: a Kia Tasman foi vista rodando em testes no interior de São Paulo, provavelmente na cidade de Itu, onde fica a sede da Kia Brasil, do Grupo Gandini. A novidade apareceu toda camuflada com placas de testes, e o flagra foi postado no perfil do Instagram @bfms_automotive.
Apesar da camuflagem, já dá pra perceber que o modelo está em estágio avançado. E a previsão é que a produção da picape aconteça mesmo aqui pertinho: no Uruguai, mais precisamente na fábrica da Nordex S.A., que já tem parceria com a Kia desde 2009 e atualmente monta o Kia Bongo K2500.
Produção no Uruguai e foco na América do Sul
O próprio José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, já havia revelado que a marca queria expandir sua atuação no mercado sul-americano. Com a Stellantis transferindo suas picapes (como a Peugeot Landtrek e a Fiat Titano) da fábrica da Nordex para a Argentina, o espaço ficou livre para a Kia apostar forte na produção da Tasman por lá.
O plano é tornar o Uruguai um ponto estratégico para abastecer não só o Brasil, mas também outros países da América do Sul. A expectativa é que a picape chegue às lojas a partir de 2026, mas o início dos testes no Brasil pode antecipar esse cronograma.
Tamanho de respeito e design ousado
A Kia Tasman chega com medidas generosas pra encarar de frente modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. São 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,92 m de altura e um entre-eixos de 3,27 metros. Isso garante bom espaço interno, caçamba ampla e ótima estabilidade.
Ela foi desenvolvida pensando no mercado da Austrália e do Oriente Médio, onde as exigências são altas pra durabilidade e desempenho. Mas também já está sendo vendida na Coreia do Sul e África. Agora, com a produção regional, a expectativa é que a versão brasileira venha adaptada às nossas estradas e necessidades.
Opções de motorização: gasolina ou diesel
A Kia caprichou nas motorizações da Tasman, oferecendo duas opções robustas:
🔸 Motor 2.5 turbo a gasolina
- Potência: 281 cv
- Torque: 45,9 kgfm
- Câmbio: automático de 8 marchas
🔸 Motor 2.2 turbodiesel
- Potência: 210 cv
- Torque: 44,9 kgfm
- Câmbio: manual de 6 marchas ou automático
Ambas as versões devem contar com tração 4×4, ideal pra quem precisa de desempenho tanto no asfalto quanto no off-road. Além disso, a Tasman promete entregar capacidade de carga de até 1 tonelada e capacidade de reboque de até 3.500 kg, o que a coloca no topo do segmento em força.
Interior moderno e recheado de tecnologia
A versão mais completa da Tasman chega com tudo em termos de tecnologia e conforto:
- Painel de instrumentos 100% digital com 12,3 polegadas
- Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
- Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Piloto automático adaptativo
- Assistente de estacionamento automático
- Sistema de som premium Harman Kardon com 8 alto-falantes
- Ar-condicionado digital, carregador por indução, bancos em couro e muito mais
Com esse pacote, a Tasman deve rivalizar até com versões topo de linha da Ranger, Hilux GR-Sport, Amarok V6 e outras.
Ficha técnica – Kia Tasman (versão internacional)
Item | Detalhes |
---|---|
Comprimento | 5.410 mm |
Largura | 1.930 mm |
Altura | 1.920 mm |
Entre-eixos | 3.270 mm |
Motorização (gasolina) | 2.5 turbo – 281 cv / 45,9 kgfm |
Motorização (diesel) | 2.2 turbodiesel – 210 cv / 44,9 kgfm |
Câmbio | Automático de 8 marchas (gasolina) ou manual/automático de 6 marchas (diesel) |
Tração | 4×4 (dependendo da versão) |
Capacidade de carga | Até 1.000 kg |
Capacidade de reboque | Até 3.500 kg |
Central multimídia | 12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Painel digital | 12,3″ |
Sistema de som | Harman Kardon com 8 alto-falantes |
Itens de segurança | Piloto automático adaptativo, assistente de estacionamento, controle de tração e estabilidade, múltiplos airbags |
Conclusão
A Kia está entrando com os dois pés no mercado de picapes médias, e a Tasman promete dar dor de cabeça pra marcas já consolidadas nesse segmento. Com motores potentes, porte imponente, tecnologias de ponta e produção local na América do Sul, o modelo deve chegar competitivo em preço e conteúdo.
Se você curte picape, fica de olho que a Tasman pode ser a grande surpresa do segmento nos próximos anos!