Kia Tasman é flagrada em testes no Brasil e promete brigar com Hilux e Ranger

A briga entre as picapes médias vai ganhar um novo personagem em breve: a Kia Tasman foi vista rodando em testes no interior de São Paulo, provavelmente na cidade de Itu, onde fica a sede da Kia Brasil, do Grupo Gandini. A novidade apareceu toda camuflada com placas de testes, e o flagra foi postado no perfil do Instagram @bfms_automotive.

Apesar da camuflagem, já dá pra perceber que o modelo está em estágio avançado. E a previsão é que a produção da picape aconteça mesmo aqui pertinho: no Uruguai, mais precisamente na fábrica da Nordex S.A., que já tem parceria com a Kia desde 2009 e atualmente monta o Kia Bongo K2500.


Produção no Uruguai e foco na América do Sul

O próprio José Luiz Gandini, presidente da Kia do Brasil, já havia revelado que a marca queria expandir sua atuação no mercado sul-americano. Com a Stellantis transferindo suas picapes (como a Peugeot Landtrek e a Fiat Titano) da fábrica da Nordex para a Argentina, o espaço ficou livre para a Kia apostar forte na produção da Tasman por lá.

O plano é tornar o Uruguai um ponto estratégico para abastecer não só o Brasil, mas também outros países da América do Sul. A expectativa é que a picape chegue às lojas a partir de 2026, mas o início dos testes no Brasil pode antecipar esse cronograma.


Tamanho de respeito e design ousado

A Kia Tasman chega com medidas generosas pra encarar de frente modelos como a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. São 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,92 m de altura e um entre-eixos de 3,27 metros. Isso garante bom espaço interno, caçamba ampla e ótima estabilidade.

Ela foi desenvolvida pensando no mercado da Austrália e do Oriente Médio, onde as exigências são altas pra durabilidade e desempenho. Mas também já está sendo vendida na Coreia do Sul e África. Agora, com a produção regional, a expectativa é que a versão brasileira venha adaptada às nossas estradas e necessidades.


Opções de motorização: gasolina ou diesel

A Kia caprichou nas motorizações da Tasman, oferecendo duas opções robustas:

🔸 Motor 2.5 turbo a gasolina

  • Potência: 281 cv
  • Torque: 45,9 kgfm
  • Câmbio: automático de 8 marchas

🔸 Motor 2.2 turbodiesel

  • Potência: 210 cv
  • Torque: 44,9 kgfm
  • Câmbio: manual de 6 marchas ou automático

Ambas as versões devem contar com tração 4×4, ideal pra quem precisa de desempenho tanto no asfalto quanto no off-road. Além disso, a Tasman promete entregar capacidade de carga de até 1 tonelada e capacidade de reboque de até 3.500 kg, o que a coloca no topo do segmento em força.


Interior moderno e recheado de tecnologia

A versão mais completa da Tasman chega com tudo em termos de tecnologia e conforto:

  • Painel de instrumentos 100% digital com 12,3 polegadas
  • Central multimídia com tela de 12,3 polegadas
  • Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Piloto automático adaptativo
  • Assistente de estacionamento automático
  • Sistema de som premium Harman Kardon com 8 alto-falantes
  • Ar-condicionado digital, carregador por indução, bancos em couro e muito mais

Com esse pacote, a Tasman deve rivalizar até com versões topo de linha da Ranger, Hilux GR-Sport, Amarok V6 e outras.


Ficha técnica – Kia Tasman (versão internacional)

ItemDetalhes
Comprimento5.410 mm
Largura1.930 mm
Altura1.920 mm
Entre-eixos3.270 mm
Motorização (gasolina)2.5 turbo – 281 cv / 45,9 kgfm
Motorização (diesel)2.2 turbodiesel – 210 cv / 44,9 kgfm
CâmbioAutomático de 8 marchas (gasolina) ou manual/automático de 6 marchas (diesel)
Tração4×4 (dependendo da versão)
Capacidade de cargaAté 1.000 kg
Capacidade de reboqueAté 3.500 kg
Central multimídia12,3″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
Painel digital12,3″
Sistema de somHarman Kardon com 8 alto-falantes
Itens de segurançaPiloto automático adaptativo, assistente de estacionamento, controle de tração e estabilidade, múltiplos airbags

Conclusão

A Kia está entrando com os dois pés no mercado de picapes médias, e a Tasman promete dar dor de cabeça pra marcas já consolidadas nesse segmento. Com motores potentes, porte imponente, tecnologias de ponta e produção local na América do Sul, o modelo deve chegar competitivo em preço e conteúdo.

Se você curte picape, fica de olho que a Tasman pode ser a grande surpresa do segmento nos próximos anos!

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