BYD Yangwang U8: SUV de 1.200 cv, 4 motores e função flutuante chega ao Brasil

A BYD acaba de surpreender o mundo automotivo com o lançamento oficial do Yangwang U8 Premium Edition, um SUV de luxo com desempenho de hipercarro, funcionalidades inéditas e tecnologia de ponta. O modelo, que já é considerado o elétrico mais caro da China, será trazido ao Brasil para exibições, apesar de não poder ser homologado como veículo leve pelas regras locais.

SUV chinês com 1.200 cv, quatro motores e tração independente

Com quatro motores elétricos — um em cada roda — o BYD Yangwang U8 entrega impressionantes 1.200 cv de potência e 103,5 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 3,6 segundos, e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h. A tração integral é gerenciada por um sistema de vetorização de torque independente, que permite até manobras de rotação em 360º no próprio eixo, mesmo em terrenos irregulares.

SUV que flutua na água e atravessa alagamentos

Um dos destaques mais inusitados do modelo é a capacidade de flutuar por até 30 minutos em trechos alagados. O U8 pode inclusive girar as rodas e se mover enquanto flutua, com velocidade de até 2,9 km/h. No entanto, a função é classificada pela BYD como uma emergência passiva, pensada para situações extremas como inundações. Após a ativação, o carro precisa ser inspecionado pela fábrica.

Anúncio

Autonomia de até 1.000 km e recarga rápida

O Yangwang U8 é um elétrico de autonomia estendida (EREV), que combina quatro motores elétricos com um motor a combustão 2.0 turbo de quatro cilindros, usado apenas como gerador. A bateria Blade da BYD tem capacidade de 49 kWh e oferece autonomia elétrica de até 180 km. Com o uso do gerador a gasolina, a autonomia total pode ultrapassar 1.000 km. A recarga rápida permite ir de 30% a 80% em apenas 18 minutos.

Além disso, o SUV conta com capacidade de alimentação externa de 6 kW, suficiente para energizar equipamentos em acampamentos ou emergências por até 25 horas.

Tecnologia de suspensão e modos off-road

Graças ao sistema DiSus-P, o Yangwang U8 tem controle hidráulico inteligente da suspensão, ajustando a altura do solo em até 150 mm. O sistema reduz o risco de capotamento, melhora o conforto e facilita o acesso ao interior do veículo. São mais de 15 modos off-road, com ângulos de ataque e saída melhores que os do Mercedes-Benz Classe G.

A carroceria sobre chassi permite atravessar até 1 metro de profundidade sem snorkel, e o U8 foi o primeiro elétrico de produção a conquistar a escalada do Pico Bilutu, a maior duna estacionária do mundo.

Interior de luxo e cockpit digital completo

Por dentro, o Yangwang U8 é um verdadeiro salão de luxo sobre rodas. O modelo traz sete telas, incluindo uma central curva OLED de 12,8”, duas telas de 23,6” para motorista e passageiro, duas para os ocupantes traseiros e um display no console traseiro. Há também um head-up display de 70 polegadas com realidade aumentada, controle de voz inteligente e três carregadores sem fio de 50W.

O acabamento inclui bancos de couro Nappa com massagem com pedras quentes, madeira africana Sapele, sistema de som Dynaudio com Dolby Atmos 7.1.4, teto solar estrelado e até geladeira embutida.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Yangwang Pilot ADAS: direção autônoma e assistentes de ponta

O U8 conta com o sistema Yangwang Pilot, que traz 38 sensores, entre eles 3 LiDARs, 5 radares, 14 sensores ultrassônicos e 16 câmeras. Dois chips NVIDIA Drive Orin garantem até 508 TOPS de processamento. Os recursos incluem assistente de rodovia, piloto urbano, estacionamento automático e atualizações OTA futuras para novas funções de direção assistida.

No Brasil? Sim, mas apenas para exibições

Apesar de todo o avanço tecnológico, o Yangwang U8 não poderá ser vendido como veículo de passeio no Brasil. O motivo é seu Peso Bruto Total (PBT), que ultrapassa os 3.500 kg permitidos por lei para automóveis da categoria B. Com peso em ordem de marcha de 3.460 kg e PBT de 3.985 kg, o SUV exigiria CNH tipo D, destinada a condutores de ônibus e vans.

Por isso, a BYD confirmou que trará algumas unidades ao país apenas para exibição, em eventos e feiras automotivas. Ainda assim, o modelo já chama atenção nas redes sociais, principalmente por suas manobras de giro no próprio eixo e visual imponente.

Preço do BYD Yangwang U8 pode passar de R$ 1 milhão

Com preço oficial de US$ 150 mil na China, o Yangwang U8 ultrapassa os R$ 760 mil em conversão direta. Com impostos e logística de importação, o valor final no Brasil poderia ultrapassar a casa do R$ 1 milhão, o que o colocaria entre os SUVs de luxo mais caros e exclusivos do país.

Confira Também: Hyundai apresenta robôs que estacionam carros sozinhos na Coreia do Sul

Adicione um comentário Adicione um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Parking Robot Hyundai

Hyundai apresenta robôs que estacionam carros sozinhos na Coreia do Sul

Next Post

Dia Mundial do Fusca: o carro que virou lenda é celebrado em todo o mundo

Anúncio