A Mazda acaba de apresentar o inédito Mazda 6e, seu mais novo hatchback 100% elétrico para o mercado europeu. Com um visual ousado, interior minimalista e alto nível de tecnologia, o modelo chega como uma aposta ousada da marca japonesa para enfrentar rivais como Tesla Model 3 e BMW i4.
O Mazda6e é baseado no conceito “Authentic Modern” e traz um perfil inspirado em coupê, mas com a praticidade de um hatch de cinco portas. Ele estreia também a nova assinatura visual da marca com elementos iluminados na dianteira e traseira, incluindo o logo e o contorno da grade frontal, que acendem durante o carregamento do carro.
Mazda 6e tem dois motores e recarrega 80% em apenas 24 minutos

A gama do Mazda 6e contará com duas versões: uma com bateria de 68,8 kWh e outra Long Range, com 80 kWh. Ambas são equipadas com motor elétrico traseiro e entregam um desempenho convincente:
- Mazda 6e: 258 cv, 320 Nm, 0 a 100 km/h em 7,6s e autonomia de até 479 km;
- Mazda6e Long Range: 245 cv, 320 Nm, 0 a 100 km/h em 7,8s e autonomia de até 552 km.
Os dois modelos têm carregamento ultrarrápido. No modelo básico, 80% da carga é recuperada em 24 minutos (com carregador de 165 kW DC), enquanto na versão Long Range, o mesmo percentual é alcançado em cerca de 47 minutos.
Design do Mazda 6e aposta no minimalismo japonês

Por fora, o Mazda6e impressiona pelo visual fluido e dinâmico. A carroceria exibe linhas longas e suaves, com detalhes como a asa iluminada e as lanternas traseiras com quatro cilindros, que remetem ao design clássico da marca. Já o aerofólio traseiro é retrátil e se estende automaticamente acima de 90 km/h.
As rodas de 19 polegadas têm desenho aerodinâmico e acabamento preto brilhante. A traseira curta disfarça o amplo porta-malas de 466 litros, que pode chegar a 1.074 litros com os bancos rebatidos. Além disso, há um pequeno frunk dianteiro com 72 litros.
Serão oferecidas oito cores, incluindo o clássico Soul Red Crystal, Aero Grey e o novo Melting Copper.
Interior do Mazda 6e é espaçoso, zen e conectado

O habitáculo do Mazda 6e segue o conceito japonês “ma”, que valoriza o espaço entre os elementos para criar uma sensação de calma. O painel tem linhas horizontais com uma tela central de 14,6 polegadas, enquanto o cluster digital é de 10,2″ e ainda há um head-up display com alcance de leitura de 7,5 metros.
O Mazda6e ainda conta com assistente pessoal por voz que responde ao comando “Hey Mazda” e aceita comandos para ajustes de bancos, climatização, luzes e mais. Também é possível controlar funções via gestos, recurso inédito na marca.
Outros destaques do interior incluem:
- Teto solar panorâmico com cortina elétrica;
- Iluminação ambiente com 64 cores;
- Sistema de som Sony com 14 alto-falantes;
- Banco traseiro com tela para ajustes do ar e do banco dianteiro.
Modos específicos como descanso e lavagem

Um diferencial é o conjunto de modos especiais que adaptam funções do carro com um toque. Alguns deles incluem:
- Leaving Mode: mantém a temperatura enquanto o motorista sai temporariamente;
- Rest Mode: configura o carro para um cochilo, com ajustes de bancos e luzes;
- Car Wash Mode: desativa sensores e fecha tudo para lavagem;
- Private Call: transmite chamadas apenas para o encosto de cabeça do motorista.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Condução apurada e até som externo
Com três modos de condução (Normal, Sport e Individual), o Mazda6e entrega um comportamento afinado com a filosofia Jinba Ittai, que prega a união entre carro e motorista. A suspensão multilink traseira e a distribuição de peso 47:53 garantem estabilidade e controle.
O freio tem transição suave entre regenerativo e mecânico. Há aí um toque inusitado: uma caixa de som externa permite tocar músicas do lado de fora do carro.
A segurança também foi prioridade: são 9 airbags, câmeras de alta definição, sensores e assistências como ACC, alerta de ponto cego e monitoramento de ocupantes (com alerta para crianças esquecidas).
Mazda6e deve chegar em 2025 e marca nova fase da marca
O Mazda6e será mostrado ao público pela primeira vez ainda em 2025 e chegará ao mercado europeu no mesmo ano. Não há previsão oficial de lançamento no Brasil.
Ele representa um novo passo da Mazda rumo à eletrificação, combinando design marcante, prazer ao dirigir e alto nível de conectividade. Um modelo que pode se tornar referência entre os elétricos médios premium.
Confira Também: Chevrolet Onix e Onix Plus 2026 são revelados com visual renovado, painel digital e preços mantidos