Se você curte carros que unem tecnologia e economia, já pode ficar animado com a chegada dos primeiros híbridos flex da Fiat no Brasil! Os modelos Fiat Fastback e Fiat Pulse estão com lançamento marcado para novembro e prometem não só o visual, mas também uma eficiência de consumo que vai fazer diferença no seu bolso.
Os dois carros vêm equipados com a versão T200 Hybrid, utilizando o sistema MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), que é o mais simples e acessível dessa tecnologia. Isso significa que, sem grandes modificações, a Fiat trouxe uma solução que melhora o desempenho e o consumo sem precisar de um motor elétrico super complexo.
O que muda no motor?
O segredo desses novos modelos híbridos está no motor GSE 1.0 Turbo, que agora conta com um motor/gerador elétrico que substitui o alternador tradicional. Além disso, o sistema usa uma bateria de lítio de 12 volts, que trabalha em conjunto com esse motor elétrico para aumentar a eficiência. Basicamente, o carro ganha um empurrãozinho extra em momentos de maior demanda, como nas arrancadas, o que ajuda a economizar combustível.
Além das mudanças sob o capô, a Fiat ainda preparou uma cor exclusiva em um tom especial de azul para a versão híbrida, dando aquele toque visual diferenciado.
Consumo: Como ficou mais econômico?
A grande pergunta é: vale a pena em termos de consumo? A resposta é sim! Vamos aos números:
- Fiat Fastback T200 Hybrid com etanol na cidade passou de 8,1 km/l para 9,6 km/l. Já na estrada, com o mesmo combustível, subiu de 9,7 km/l para 10,9 km/l.
- Com gasolina, o consumo urbano melhorou de 11,3 km/l para 12,6 km/l, enquanto na estrada o valor se manteve em 13,9 km/l.
Isso mostra que o maior ganho está realmente no uso urbano, onde os híbridos fazem mais diferença. Afinal, o sistema elétrico é ativado mais frequentemente no anda e para da cidade, ajudando a reduzir o consumo.
MHEV: Uma solução simples, mas eficiente
Esse tipo de tecnologia híbrida, chamada de MHEV (ou Mild Hybrid), é a opção mais simples para carros híbridos. O sistema funciona de forma suave e quase imperceptível, sem grandes mudanças na estrutura do carro. Isso o torna bem mais acessível do que os sistemas HEV ou PHEV, que exigem um motor elétrico mais robusto e, claro, um investimento maior.
No Brasil, essa tecnologia já está começando a ganhar espaço. Montadoras como Fiat, GM e Volkswagen estão apostando nela como uma primeira etapa antes de embarcar de vez nos carros totalmente híbridos ou elétricos. A Fiat, inclusive, tem planos de expandir a tecnologia híbrida para outros modelos, como a picape Toro, que pode receber um sistema mais avançado, do tipo HEV.
Por que o consumo urbano melhora tanto?
É bom lembrar que, em qualquer carro híbrido, o consumo urbano tende a ser mais eficiente que o rodoviário. Isso porque, nas cidades, o motor elétrico entra em ação com mais frequência, aproveitando as desacelerações e frenagens para recuperar energia e diminuir o uso do motor a combustão. Já na estrada, como o carro mantém uma velocidade mais constante, o motor elétrico é menos exigido.
Conclusão: Vale a pena?
Se você está de olho num carro que oferece bom desempenho, economia de combustível e tecnologia híbrida sem gastar uma fortuna, o Fiat Fastback e o Fiat Pulse híbridos flex são opções bem interessantes. Eles trazem o melhor dos dois mundos: um motor a combustão potente, aliado a um sistema elétrico que ajuda na economia. E tudo isso com um visual moderno e com aquela cor especial azul que vai chamar atenção por onde passar.
Fique de olho no lançamento em novembro e prepare-se para ver esses modelos híbridos rodando pelas ruas!