Por muito tempo, a internet especulou sobre qual seria o modelo mais acessível da Tesla. Falava-se em Model Q, Model 2, e até em um carro totalmente novo. Mas agora, Elon Musk colocou um ponto final nos rumores: o Tesla mais barato de todos será, simplesmente, uma nova versão do Model Y.
Sim, sem grandes surpresas, o CEO da Tesla revelou que a montadora vai lançar uma variante mais acessível do Model Y, e não um carro inédito como muita gente esperava. A declaração foi feita durante a divulgação dos resultados do segundo trimestre da marca, e pegou parte do público de surpresa pela simplicidade da resposta.
Tesla mais barato será uma versão simplificada do Model Y

Segundo Musk, o modelo de entrada da Tesla nos próximos meses será uma versão mais enxuta do Model Y. Ou seja: nada de Model 2 por 25 mil dólares, como muitos previam. Em vez disso, a aposta será oferecer o SUV elétrico já existente com menos recursos, para tentar atingir um público mais amplo.

A ideia é clara: reduzir o preço final ao consumidor, sem perder a essência do que é ter um Tesla. E isso envolve cortar alguns luxos considerados dispensáveis.
Entre os itens que deverão ser eliminados da nova versão estão bancos com ajustes elétricos e acabamento em couro, suspensão adaptativa, isolamento acústico premium, sistema de som mais potente, e até o filtro HEPA de purificação do ar. Também é possível que o carro utilize uma bateria menor, reduzindo a autonomia, mas mantendo um preço mais competitivo.
Motivo da mudança: preço acessível
Elon Musk foi direto ao justificar a decisão. Para ele, o maior obstáculo que impede o crescimento dos carros elétricos não é falta de interesse, e sim o valor. “As pessoas simplesmente não têm dinheiro suficiente na conta para comprar um elétrico”, afirmou o executivo.
Por isso, ao invés de desenvolver um carro do zero, o que demanda anos de pesquisa e bilhões em investimento, a Tesla vai adaptar um modelo já consolidado. O Model Y é atualmente o carro mais vendido da marca e um dos SUVs elétricos mais populares do mundo, então faz sentido aproveitá-lo como base para essa versão mais acessível.
Versão mais barata do Model Y deve chegar ainda em 2025

Embora Elon Musk não tenha confirmado uma data exata, executivos da Tesla deixaram claro que a nova versão do Model Y pode ser lançada até o fim deste ano. Tudo vai depender da velocidade da produção e ajustes na fábrica.
Nos bastidores, especula-se que essa nova variante será posicionada abaixo dos US$ 40 mil nos Estados Unidos, ficando ainda mais próxima dos carros elétricos chineses que vêm ganhando espaço globalmente, como os modelos da BYD.
No Brasil, ainda é cedo para falar sobre valores, mas uma eventual chegada dessa versão mais barata pode ajudar a tornar o Tesla mais popular por aqui também.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
Tesla já fez isso antes
Essa estratégia de lançar versões depenadas, ou “depop”, como é chamada internamente na Tesla, não é novidade. A marca já aplicou esse método ao Model 3 vendido no México, reduzindo o preço em quase 4 mil dólares.
No caso do Model 3 mexicano, os bancos são de tecido, não há aquecimento nos assentos ou no volante, e alguns recursos foram removidos para atingir um preço final mais competitivo. A ideia, portanto, é replicar esse conceito com o Model Y, mas com foco em mercados maiores como Estados Unidos, Canadá e futuramente América Latina.
O que continua mesmo na versão barata do Model Y?
Apesar dos cortes, um ponto que Elon Musk fez questão de destacar é que a versão mais barata do Model Y continuará oferecendo o sistema de condução semiautônoma, um dos grandes atrativos da Tesla. Para muitos compradores, essa funcionalidade continua sendo o principal motivo para escolher a marca.
Isso significa que, mesmo em uma versão simplificada, o consumidor ainda terá acesso à experiência de direção autônoma da Tesla, com recursos como mudança automática de faixa, controle de cruzeiro inteligente e estacionamento automático.
Tesla mais barato de todos pode mudar o jogo
Com essa nova estratégia, a Tesla quer atingir um público que até hoje não tinha acesso aos seus carros. O movimento também parece ser uma resposta direta ao crescimento das fabricantes chinesas, que vêm ganhando mercado com modelos elétricos acessíveis e tecnologia de ponta.
Se conseguir equilibrar preço e desempenho, esse novo Tesla mais barato pode se tornar um divisor de águas no mercado. Afinal, a popularização dos elétricos depende exatamente disso: tornar o produto mais acessível, sem comprometer tanto a experiência do usuário.
Confira Também: Este novo posicionamento da BMW M vai surpreender fãs dos motores V8 e seis cilindros