A BYD não para. Depois de consolidar sua liderança global nos carros elétricos, a marca chinesa agora prepara a chegada de um novo gigante ao mercado europeu: o Fang Cheng Bao 5, um SUV híbrido plug-in que pesa quase três toneladas e promete balançar o segmento com uma ficha técnica de respeito. Apesar do nome exótico, o modelo deve receber outra identidade para rodar no Velho Continente — provavelmente com o emblema da Denza, marca premium do grupo BYD.
Mas não se engane com a aparência de SUV elétrico. O Fang Cheng Bao 5 é um híbrido com uma arquitetura bastante sofisticada, motor a combustão dedicado a funcionar como gerador e três motores no total. O conjunto entrega mais de 680 cavalos de potência, torque brutal acima de 700 Nm e mais de 100 km de autonomia 100% elétrica — algo que poucos híbridos plug-in conseguem oferecer hoje.
Fang Cheng Bao 5 é híbrido, mas com cara de elétrico

Apesar de parecer um SUV 100% elétrico, o Fang Cheng Bao 5 utiliza um sistema híbrido plug-in (PHEV) de altíssima performance. O conjunto mecânico é formado por:
- Um motor a combustão 1.5 turbo, que não movimenta diretamente as rodas, funcionando apenas como gerador
- Dois motores elétricos, um em cada eixo, entregando tração integral
- Bateria de 31,8 kWh, com mais de 100 km de autonomia elétrica
- Potência combinada de mais de 680 cv
- Torque superior a 700 Nm (valor exato ainda não revelado)
A capacidade de rodar 100 km no modo 100% elétrico coloca o Bao 5 em outro patamar dentro da categoria PHEV, que geralmente oferece menos de 60 km nesse tipo de uso.
Além disso, o modelo conta com carregamento rápido em corrente contínua (DC) a 100 kW — uma raridade entre híbridos. Isso significa que, mesmo sem depender de um carregador caseiro por horas, o Fang Cheng Bao 5 pode recuperar boa parte da bateria em poucos minutos.
O Fang Cheng Bao 5 pesa quase 3 toneladas

Um dos destaques (e desafios) do Fang Cheng Bao 5 é seu peso em ordem de marcha: quase 3.000 kg. É tanta massa que o modelo fica no limite do que a União Europeia permite para ser classificado como automóvel de passeio.
Se ultrapassar essa marca com qualquer acessório adicional ou passageiro a bordo, ele pode ser enquadrado como veículo pesado — o que impactaria diretamente sua homologação e vendas no continente.
Por isso, a BYD corre contra o tempo para ajustar a homologação do SUV na Europa. Segundo fontes próximas ao projeto, a marca estuda tanto reduções pontuais de peso quanto alternativas de justificativa técnica para manter o Bao 5 dentro da categoria de carros leves.
Peso e dimensões esperadas
Especificação | Valor aproximado |
Peso em ordem de marcha | 2.950 kg |
Potência total | +680 cv |
Torque máximo | +700 Nm |
Autonomia elétrica (WLTP) | Mais de 100 km |
Capacidade da bateria | 31,8 kWh |
Carregamento rápido (DC) | Até 100 kW |
Tração | Integral (AWD) |
Chegada à Europa: quando e com que nome?
Apesar de ainda não haver uma confirmação sobre em quais mercados o Fang Cheng Bao 5 será vendido, a BYD já declarou que pretende iniciar as vendas na Europa em 2026. Mas é quase certo que o SUV chegue com outra identidade.
A opção mais provável é que o Bao 5 seja rebatizado e lançado sob a marca Denza, a divisão premium da BYD que já atua na China com SUVs sofisticados. Essa estratégia permitiria à empresa posicionar o modelo de forma mais atrativa para o público europeu, evitando a estranheza causada por nomes pouco familiares como “Fang Cheng Bao”.
Um SUV híbrido para competir com os elétricos?
Mesmo não sendo 100% elétrico, o Fang Cheng Bao 5 chega com números que o colocam frente a frente com rivais como o Mercedes EQE SUV, BMW iX e Audi Q8 e-tron. A vantagem está justamente em oferecer:
- Autonomia elétrica acima da média
- Possibilidade de abastecimento com gasolina
- Desempenho esportivo
- Tração nas quatro rodas
- Alta capacidade de recarga
Ou seja, ele reduz a ansiedade de autonomia, mas não abre mão da eletrificação — tudo isso com um visual futurista, recheado de LEDs, rodas grandes, porte imponente e interior tecnológico.
Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp
O Fang Cheng Bao 5 é o próximo passo da BYD na Europa
A chegada do Fang Cheng Bao 5 à Europa é mais um passo no projeto global da BYD, que já inclui modelos como Dolphin, Seal e Tang EV. O SUV gigante híbrido plug-in vem para preencher a lacuna entre os elétricos e os modelos de uso mais extremo.
O objetivo é claro: conquistar consumidores premium que ainda não estão prontos para abrir mão do motor a combustão, mas querem desempenho, autonomia e eficiência energética.
Se a homologação for aprovada e a estratégia de marca for bem definida, o Fang Cheng Bao 5 — ou Denza SUV, como poderá se chamar — tem tudo para se tornar o modelo mais poderoso da BYD vendido na Europa.
Confira Também: Rampage bate 48 mil unidades e confirma sucesso das picapes Ram no Brasil