A Volvo acaba de registrar um marco histórico na mobilidade urbana global: sua primeira venda de ônibus articulados e biarticulados 100% elétricos. O destino? Goiânia (GO), que será a primeira cidade do mundo a ter uma frota de biarticulados elétricos operando regularmente.
O negócio foi fechado com a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP especializado em mobilidade urbana. No total, serão 21 unidades do modelo Volvo BZRT — 16 articulados e 5 biarticulados — que vão operar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo de Goiânia (RMTC).
Produção no Brasil para o mundo

Esses ônibus fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos produzidos no complexo industrial da Volvo, em Curitiba (PR). De lá sairá toda a produção global do modelo.
O biarticulado tem 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros, enquanto o articulado transporta até 180 pessoas. Todos operam com zero emissões de CO₂ e baixíssimo ruído, reforçando o compromisso da marca com a descarbonização do transporte.
“Goiânia dá um passo importante ao escolher ônibus elétricos de alta tecnologia e segurança na sua jornada de descarbonização”, destacou André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.
O maior ônibus elétrico do mundo
Segundo a Volvo, quando começarem a rodar, em 2025, os biarticulados de Goiânia serão os maiores veículos elétricos do mundo em operação diária.
A frota vai circular não só no BRT Leste-Oeste, que substitui o antigo Eixo Anhanguera, como também no BRT Norte-Sul, já em operação. Somados, os dois corredores terão 268 linhas integradas, atendendo cidades vizinhas como Trindade, Goianira e Senador Canedo.
O sistema já transporta 12 milhões de passageiros por mês, com expectativa de chegar a 17 milhões após a conclusão das obras. Todas as estações são acessíveis, com tarifa única e integração total na rede.
Tecnologia e segurança de ponta

O Volvo BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, totalizando 400 kW (540 cv). Pode receber até oito baterias, alcançando 720 kWh de capacidade. O motor e as baterias ficam sob o piso, liberando mais espaço para os passageiros.
No quesito segurança, o modelo conta com:
- Sensores frontais e laterais para proteção de pedestres e ciclistas.
- Câmeras que ampliam a visão do motorista.
- Leitura automática de placas de trânsito e alerta de limite de velocidade.
- Volvo Dynamic Steering (VDS) para precisão e estabilidade na direção.
- Sistema de “Zonas de Segurança” via GPS, que reduz automaticamente a velocidade em áreas de risco, como terminais, escolas e hospitais.
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Um marco para o transporte público no Brasil
Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, a entrega representa um divisor de águas:
“Estamos trazendo para Goiânia o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia veicular, unindo eficiência, conforto e segurança.”
A venda foi intermediada pela concessionária Suécia Veículos, representante Volvo no Centro-Oeste e parte do Sudeste, com financiamento viabilizado pela Volvo Financial Services.
Com essa operação, Goiânia não só se coloca na vanguarda da mobilidade elétrica, como também projeta o Brasil no cenário global como referência em transporte público sustentável de grande capacidade.
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