A Ford revelou um avanço inédito na engenharia e produção de veículos elétricos, apresentando sua Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos. O primeiro modelo desenvolvido com essa base será uma picape elétrica média de quatro portas, com lançamento previsto para 2027, produzida na Fábrica de Louisville (EUA) para atender tanto o mercado interno quanto exportações.
O projeto alia design inovador, custo acessível e prazer ao dirigir, segundo o CEO Jim Farley. A plataforma reduz em 20% o número de peças em relação a veículos convencionais, usa 25% menos fixadores e exige 40% menos estações de trabalho, tornando a montagem 15% mais rápida.
Baterias mais eficientes
A picape utilizará baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), livres de cobalto e níquel, que funcionam também como parte estrutural do piso. Essa configuração reduz peso, melhora o centro de gravidade e aumenta o espaço interno, além de oferecer menor custo e maior durabilidade.
O modelo deve contar com porta-malas dianteiro, caçamba versátil e desempenho comparável ao Mustang EcoBoost, com torque instantâneo e dinâmica aprimorada.
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Montagem em “árvore”
No novo processo de produção, a tradicional linha de montagem é substituída por uma estrutura em árvore, na qual três grandes subconjuntos (frente, traseira e bateria estrutural) são fabricados separadamente e depois unidos.
Peças de alumínio fundido substituem dezenas de componentes menores, e kits de montagem prontos otimizam o trabalho dos operadores, melhorando a ergonomia e reduzindo erros.
Investimento bilionário
A Ford investirá US$ 2 bilhões na ampliação da planta de Louisville e outros US$ 3 bilhões no BlueOval Battery Park Michigan, totalizando cerca de US$ 5 bilhões. O objetivo é garantir produção em escala e tecnologia própria de baterias LFP nos EUA.
Mais detalhes sobre preço, autonomia, tamanho e tempo de recarga serão divulgados futuramente.
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