BYD Shark: A Picape Híbrida Plug-in que Revoluciona o Mercado Brasileiro

- Anúncio -

A BYD Shark chegou com tudo no mercado de picapes, trazendo a primeira opção híbrida plug-in do Brasil. Com um preço de R$ 379.800 e muita tecnologia embarcada, essa picape promete sacudir o segmento. Mas será que ela entrega tudo o que promete? Vamos dar uma olhada em cada detalhe dessa novidade que já está dando o que falar.

Potência e Desempenho: Um Novo Patamar

Foto: Divulgação/BYD

O grande diferencial da BYD Shark é sua motorização. Combinando um motor 1.5 turbo de quatro cilindros que gera 192 cv com dois motores elétricos — o dianteiro entregando 228 cv e o traseiro 201 cv —, a picape atinge uma potência total impressionante de 437 cv e um torque robusto de 65 kgfm. Isso faz com que ela vá de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, o que é mais rápido do que muitas picapes a diesel do mercado, como a Ford Ranger Raptor, que possui 397 cv.

Em comparação com outra picape híbrida, a Ford Maverick, a Shark também sai na frente. A Maverick entrega apenas 194 cv combinados, enquanto a Shark é uma verdadeira usina de potência. A grande vantagem da Shark é que ela é plug-in, ou seja, a bateria pode ser carregada na tomada, algo que não acontece com a Maverick.

- Anúncio-

Autonomia e Recarga

A Shark também impressiona em termos de economia. No modo 100% elétrico, a picape pode rodar até 100 km sem gastar combustível, ideal para trajetos urbanos. Quando o motor a combustão entra em ação, a autonomia total chega a 840 km. Ainda assim, ela fica um pouco atrás da Ford Maverick, que tem uma autonomia de até 895 km na cidade.

Quando o assunto é recarga, a Shark oferece duas opções: em pontos de carregamento rápido, ela vai de 30% a 80% de carga em apenas 20 minutos. Porém, se você for carregar em casa, vai precisar de 9 horas para uma carga completa. Esse tempo é um pouco maior em comparação a outros híbridos, devido à entrada de 6,6 kWh, que é mais baixa do que a média de 7 kWh de outros veículos plug-in.

- Anúncio-

Capacidade de Carga e Reboque: Um Ponto a Melhorar

Se por um lado a BYD Shark se destaca em tecnologia e potência, por outro, ela deixa a desejar em capacidade de carga. A caçamba suporta até 790 kg, um valor bem inferior às rivais a diesel, como a Volkswagen Amarok e a Toyota Hilux, que facilmente carregam mais de 1 tonelada. A versão mexicana da Shark tem uma capacidade de carga um pouco maior, com 835 kg.

No quesito reboque, a Shark também não é tão eficiente quanto as concorrentes. Enquanto as outras picapes médias podem rebocar até 3.000 kg ou mais, a Shark tem uma capacidade de 2.500 kg, ficando abaixo da média do segmento.

- Anúncio -

Interior Tecnológico e Luxuoso

Foto: Divulgação/BYD

O interior da BYD Shark é um verdadeiro espetáculo para quem gosta de tecnologia. O destaque vai para a tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que pode ser usada tanto na horizontal quanto na vertical, o que é inédito em picapes dessa categoria. Esse recurso facilita o uso do sistema de infotainment e oferece uma experiência de direção mais moderna e prática.

Além da multimídia inovadora, a picape conta com painel de instrumentos digital, bancos de couro com ajustes elétricos, partida por botão, carregador de celular por indução e o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System), que traz uma série de recursos para auxiliar o motorista, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

Ao contrário de marcas como a Tesla, que apostam em um design minimalista, a BYD manteve botões físicos no painel, o que torna o acesso a funções como o ar-condicionado mais prático. O acabamento também é de alta qualidade, com painéis de porta e parte superior do painel feitos de materiais macios ao toque, algo raro em picapes.

Suspensão e Dirigibilidade: Um Show à Parte

Foto: Divulgação/BYD

A dirigibilidade da Shark também merece destaque. Apesar dos 2.710 kg de peso, a picape oferece uma experiência de direção ágil e divertida, graças à suspensão independente nas quatro rodas. Esse tipo de suspensão garante mais estabilidade e conforto, principalmente em estradas mais acidentadas, algo que nem todas as picapes podem oferecer.

A rolagem da carroceria é mínima, mesmo em curvas mais fechadas, o que é um ponto positivo, já que picapes costumam sofrer um pouco com esse aspecto devido ao peso e tamanho. Para quem busca uma picape com toque esportivo e moderna, a Shark pode surpreender.

Foto: Divulgação/BYD

Ficha Técnica da BYD Shark

EspecificaçãoDetalhes
Potência Total437 cv
Torque65 kgfm
Motor a Combustão1.5 turbo, 4 cilindros (192 cv)
Motor Elétrico Dianteiro228 cv, 31,6 kgfm
Motor Elétrico Traseiro201 cv, 34,7 kgfm
Aceleração (0 a 100 km/h)5,7 segundos
Autonomia Elétrica100 km
Autonomia Total840 km
Capacidade da Bateria29,6 kWh
Tempo de Recarga (30% a 80%)20 minutos (em carregador rápido)
Capacidade de Carga790 kg
Capacidade de Reboque2.500 kg
Peso2.710 kg
SuspensãoIndependente nas quatro rodas

Conclusão: Vale a Pena?

A BYD Shark trouxe um novo fôlego para o mercado de picapes no Brasil, sendo a primeira híbrida plug-in disponível no país. Sua potência de 437 cv, aliada à tecnologia de ponta e ao interior de luxo, coloca essa picape em um patamar diferenciado. No entanto, para quem precisa de uma picape para uso mais pesado, a capacidade de carga e reboque pode ser um fator limitante.

A dúvida que fica é se os consumidores brasileiros, acostumados com motores a diesel, vão se adaptar à ideia de uma picape híbrida. De qualquer forma, a Shark já mostrou que veio para desafiar as normas e redefinir o que uma picape pode ser no mercado nacional.

- Anúncio -
Luan Sousa
Luan Sousahttps://turbonoticias.com.br
Sou apaixonado pelo mundo automotivo e aqui compartilho tudo o que você precisa saber sobre carros, motos e tendências do setor. Desde análises detalhadas de veículos até dicas valiosas para quem ama dirigir, meu objetivo é fornecer informações que ajudem você a fazer escolhas mais inteligentes e informadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos mais recentes

Artigos relacionados