Enquanto o Renault Kardian já se estabeleceu como uma opção moderna no mercado brasileiro, o crossover está expandindo seus horizontes e agora também será produzido no Marrocos, atendendo mercados da África e Oriente Médio. Apesar de manter a essência visual e mecânica, a versão marroquina traz algumas diferenças significativas, incluindo a adição de um motor 1.5 turbodiesel, que é proibido no Brasil para veículos de passeio.
Produção global e design alinhado ao mercado local
A fábrica de Tânger, no Marrocos, será a responsável pela montagem do Kardian para os mercados da África e Oriente Médio. Essa planta já produz modelos conhecidos, como o Dacia Sandero e o Logan, e agora se junta à fábrica brasileira de São José dos Pinhais (PR) na produção do crossover.
Visualmente, as mudanças no Kardian fabricado no Marrocos são sutis:
- Rodas com design exclusivo
- Paleta de cores adaptada ao gosto local
- Volante com miolo exclusivo
No interior, as diferenças são mais perceptíveis. O console central não é elevado como na versão brasileira, e a alavanca de câmbio é tradicional, em vez do moderno joystick usado por aqui.
Equipamentos e tecnologia: o que muda?
O Renault Kardian marroquino chega com um pacote de equipamentos mais simples, especialmente nas versões básicas. Veja as principais diferenças:
Versões no Marrocos:
- Apenas dois airbags na versão de entrada
- Quadro de instrumentos analógico
- Ar-condicionado manual
- Central multimídia e controle de cruzeiro
A versão topo de linha adiciona alguns itens mais avançados, como:
- Airbags laterais
- Ar-condicionado automático
- Sistema de monitoramento de ponto cego
Versões no Brasil:
- Seis airbags de série
- Painel digital com tela de 7 polegadas
- Ar-condicionado digital de duas zonas
- Câmera de ré e assistências avançadas
Motores: diesel no Marrocos e gasolina no Brasil
A maior novidade na versão marroquina é a oferta do motor 1.5 turbodiesel dCi com 102 cv e 22,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de 5 marchas. Essa motorização é popular em mercados internacionais devido à sua economia de combustível e torque elevado, mas está fora de cogitação no Brasil devido às restrições legais para motores a diesel em veículos de passeio.
Além disso, o Kardian no Marrocos também é vendido com o motor 1.0 TCe turbo a gasolina, mas com 100 cv e 16,3 kgfm de torque. Por aqui, o mesmo motor entrega 125 cv e 22,4 kgfm, graças a uma calibração otimizada e ao câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas.
Ficha técnica comparativa: Brasil x Marrocos
Especificação | Brasil | Marrocos |
---|---|---|
Motor a gasolina | 1.0 TCe (125 cv, 22,4 kgfm) | 1.0 TCe (100 cv, 16,3 kgfm) |
Motor a diesel | Não disponível | 1.5 dCi (102 cv, 22,4 kgfm) |
Câmbio | Automático de 6 marchas (dupla embreagem) | Manual de 5 marchas / CVT |
Airbags | 6 de série | 2 (básico) ou 6 (topo) |
Dimensões (CxLxA) | 4,11 x 1,77 x 1,54 m | 4,11 x 1,77 x 1,54 m |
Entre-eixos | 2,60 m | 2,60 m |
Por que o motor diesel não pode ser usado no Brasil?
No Brasil, a legislação proíbe o uso de motores a diesel em veículos de passeio que não atendam a certas especificações, como capacidade de carga acima de uma tonelada ou tração nas quatro rodas. Isso impede que modelos como o Renault Kardian ofereçam essa motorização no país, mesmo com sua eficiência e apelo global.
Conclusão: duas versões, dois mundos
O Renault Kardian mostra sua versatilidade ao ser adaptado para mercados tão diferentes quanto Brasil e Marrocos. Enquanto por aqui o foco está no conforto e na tecnologia, lá fora o destaque vai para a economia do motor diesel e uma configuração mais acessível.
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