A BYD Shark chegou com tudo no mercado de picapes, trazendo a primeira opção híbrida plug-in do Brasil. Com um preço de R$ 379.800 e muita tecnologia embarcada, essa picape promete sacudir o segmento. Mas será que ela entrega tudo o que promete? Vamos dar uma olhada em cada detalhe dessa novidade que já está dando o que falar.
Potência e Desempenho: Um Novo Patamar
O grande diferencial da BYD Shark é sua motorização. Combinando um motor 1.5 turbo de quatro cilindros que gera 192 cv com dois motores elétricos — o dianteiro entregando 228 cv e o traseiro 201 cv —, a picape atinge uma potência total impressionante de 437 cv e um torque robusto de 65 kgfm. Isso faz com que ela vá de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, o que é mais rápido do que muitas picapes a diesel do mercado, como a Ford Ranger Raptor, que possui 397 cv.
Em comparação com outra picape híbrida, a Ford Maverick, a Shark também sai na frente. A Maverick entrega apenas 194 cv combinados, enquanto a Shark é uma verdadeira usina de potência. A grande vantagem da Shark é que ela é plug-in, ou seja, a bateria pode ser carregada na tomada, algo que não acontece com a Maverick.
Autonomia e Recarga
A Shark também impressiona em termos de economia. No modo 100% elétrico, a picape pode rodar até 100 km sem gastar combustível, ideal para trajetos urbanos. Quando o motor a combustão entra em ação, a autonomia total chega a 840 km. Ainda assim, ela fica um pouco atrás da Ford Maverick, que tem uma autonomia de até 895 km na cidade.
Quando o assunto é recarga, a Shark oferece duas opções: em pontos de carregamento rápido, ela vai de 30% a 80% de carga em apenas 20 minutos. Porém, se você for carregar em casa, vai precisar de 9 horas para uma carga completa. Esse tempo é um pouco maior em comparação a outros híbridos, devido à entrada de 6,6 kWh, que é mais baixa do que a média de 7 kWh de outros veículos plug-in.
Capacidade de Carga e Reboque: Um Ponto a Melhorar
Se por um lado a BYD Shark se destaca em tecnologia e potência, por outro, ela deixa a desejar em capacidade de carga. A caçamba suporta até 790 kg, um valor bem inferior às rivais a diesel, como a Volkswagen Amarok e a Toyota Hilux, que facilmente carregam mais de 1 tonelada. A versão mexicana da Shark tem uma capacidade de carga um pouco maior, com 835 kg.
No quesito reboque, a Shark também não é tão eficiente quanto as concorrentes. Enquanto as outras picapes médias podem rebocar até 3.000 kg ou mais, a Shark tem uma capacidade de 2.500 kg, ficando abaixo da média do segmento.
Interior Tecnológico e Luxuoso
O interior da BYD Shark é um verdadeiro espetáculo para quem gosta de tecnologia. O destaque vai para a tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que pode ser usada tanto na horizontal quanto na vertical, o que é inédito em picapes dessa categoria. Esse recurso facilita o uso do sistema de infotainment e oferece uma experiência de direção mais moderna e prática.
Além da multimídia inovadora, a picape conta com painel de instrumentos digital, bancos de couro com ajustes elétricos, partida por botão, carregador de celular por indução e o sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System), que traz uma série de recursos para auxiliar o motorista, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
Ao contrário de marcas como a Tesla, que apostam em um design minimalista, a BYD manteve botões físicos no painel, o que torna o acesso a funções como o ar-condicionado mais prático. O acabamento também é de alta qualidade, com painéis de porta e parte superior do painel feitos de materiais macios ao toque, algo raro em picapes.
Suspensão e Dirigibilidade: Um Show à Parte
A dirigibilidade da Shark também merece destaque. Apesar dos 2.710 kg de peso, a picape oferece uma experiência de direção ágil e divertida, graças à suspensão independente nas quatro rodas. Esse tipo de suspensão garante mais estabilidade e conforto, principalmente em estradas mais acidentadas, algo que nem todas as picapes podem oferecer.
A rolagem da carroceria é mínima, mesmo em curvas mais fechadas, o que é um ponto positivo, já que picapes costumam sofrer um pouco com esse aspecto devido ao peso e tamanho. Para quem busca uma picape com toque esportivo e moderna, a Shark pode surpreender.
Ficha Técnica da BYD Shark
Especificação | Detalhes |
---|---|
Potência Total | 437 cv |
Torque | 65 kgfm |
Motor a Combustão | 1.5 turbo, 4 cilindros (192 cv) |
Motor Elétrico Dianteiro | 228 cv, 31,6 kgfm |
Motor Elétrico Traseiro | 201 cv, 34,7 kgfm |
Aceleração (0 a 100 km/h) | 5,7 segundos |
Autonomia Elétrica | 100 km |
Autonomia Total | 840 km |
Capacidade da Bateria | 29,6 kWh |
Tempo de Recarga (30% a 80%) | 20 minutos (em carregador rápido) |
Capacidade de Carga | 790 kg |
Capacidade de Reboque | 2.500 kg |
Peso | 2.710 kg |
Suspensão | Independente nas quatro rodas |
Conclusão: Vale a Pena?
A BYD Shark trouxe um novo fôlego para o mercado de picapes no Brasil, sendo a primeira híbrida plug-in disponível no país. Sua potência de 437 cv, aliada à tecnologia de ponta e ao interior de luxo, coloca essa picape em um patamar diferenciado. No entanto, para quem precisa de uma picape para uso mais pesado, a capacidade de carga e reboque pode ser um fator limitante.
A dúvida que fica é se os consumidores brasileiros, acostumados com motores a diesel, vão se adaptar à ideia de uma picape híbrida. De qualquer forma, a Shark já mostrou que veio para desafiar as normas e redefinir o que uma picape pode ser no mercado nacional.