Citroën Basalt é eleito o carro mais econômico do Brasil em ranking; faz 24,2 km/l

Em um mercado onde o preço dos combustíveis é uma das maiores preocupações do consumidor, o título de “carro mais econômico do Brasil” é uma das conquistas mais cobiçadas pelas montadoras. E, na edição de 2025 de um dos testes mais rigorosos do país, o Citroën Basalt acaba de levar o troféu.

A versão de entrada do SUV-cupê, a Feel com câmbio manual, foi eleita o carro com motor 1.0 aspirado mais econômico do Brasil pelo prestigiado Ranking Folha Mauá.

O resultado, obtido em testes conduzidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia, valida a eficiência do conjunto mecânico da Stellantis e confere ao Basalt um poderoso argumento de venda no competitivo segmento de SUVs de entrada.

Anúncio

Os Números da Vitória: 24,2 km/l na Estrada

Os números alcançados pelo Citroën Basalt nos testes com gasolina são impressionantes e estabelecem um novo padrão de eficiência para sua categoria.

  • Consumo Rodoviário: O modelo registrou a incrível marca de 24,2 km/l, em um percurso simulado a uma velocidade constante de 90 km/h.
  • Consumo Urbano: No ciclo de cidade, a média também foi excelente, com 14,3 km/l.

Os testes do Instituto Mauá são conhecidos por seu rigor técnico, utilizando equipamentos de precisão como o V-Box (baseado em GPS) para garantir a acuracidade das medições em trajetos padronizados.

Design Exterior: O SUV-Cupê Mais Acessível do País

O Citroën Basalt se destaca no mercado por ser o SUV com estilo cupê mais acessível do Brasil. Seu design é marcado pela queda suave do teto na parte traseira, uma característica que lhe confere um visual mais dinâmico e sofisticado.

A versão Feel, vencedora do prêmio, já vem de série com rodas de liga leve de 16 polegadas e retrovisores com ajuste elétrico, oferecendo um pacote visual atraente desde a configuração de entrada.

Interior e as Novidades da Linha 2026

Para a linha 2026, o interior do Citroën Basalt recebeu uma série de evoluções que aprimoram o conforto e a percepção de qualidade.

O acabamento foi refinado, com um novo revestimento de tecido para os bancos e para o apoio de braço do motorista, além de costuras contrastantes e detalhes em preto brilhante no painel e nas portas.

Atendendo a pedidos, os comandos dos vidros elétricos traseiros agora estão posicionados também nas portas dos passageiros, além do console central.

A central multimídia Citroën Connect de 10,25 polegadas, com espelhamento sem fio, recebeu bordas mais finas e se integra de forma mais harmoniosa ao painel. Todas as versões agora contam com luz de cortesia no porta-luvas e dupla entrada USB-C na dianteira.

Motorização: O Coração 1.0 Firefly

O segredo por trás dos números de consumo do Citroën Basalt Feel é o consagrado motor 1.0 Firefly de três cilindros, o mesmo que equipa diversos modelos de sucesso da Fiat.

Este propulsor é conhecido por seu bom torque em baixas rotações e, principalmente, por sua alta eficiência energética. Combinado à transmissão manual da versão Feel e à aerodinâmica do SUV-cupê, o conjunto se provou imbatível no quesito economia.

Uma Conquista de Engenharia e Estratégia

A eleição do Citroën Basalt como o carro mais econômico de sua categoria é uma vitória de grande peso para a Stellantis. Ela não apenas valida a eficiência do motor 1.0 Firefly e da plataforma CMP, mas também confere ao modelo um selo de qualidade extremamente valorizado pelo consumidor brasileiro.

Para quem busca um SUV com design diferenciado, bom pacote de equipamentos e, acima de tudo, o menor custo de utilização no dia a dia, o prêmio do Ranking Folha Mauá torna o Basalt Feel uma escolha ainda mais inteligente e difícil de ser ignorada.

Adicione um comentário Adicione um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Shineray

Shineray adota preço fixo para motos em todo o Brasil. O fim da "negociação" na concessionária?

Next Post

CNH Social ES 2025: Saiu a lista! Detran|ES divulga os 3.500 selecionados da 2ª fase

Anúncio