A Stellantis está movimentando o mercado automotivo brasileiro! Com a expansão da planta de Betim (MG) e os flagras do Fiat Panda rodando por aqui, tudo indica que o modelo será produzido e lançado em breve. Mas como ele se compara ao Citroën C3, que compartilha a mesma plataforma? Vamos conferir!
Produção e Posicionamento de Mercado
A Stellantis tem planos ambiciosos para a América do Sul, investindo R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030, com 40 novos produtos e oito novas motorizações. Entre as estratégias está o posicionamento da Citroën como marca de entrada, enquanto a Fiat deve oferecer opções mais versáteis, ampliando seu público-alvo. Assim, o Fiat Panda pode chegar como substituto do Mobi e do Argo, enquanto o C3 permanece como modelo de entrada da Citroën.
Design e Dimensões

Os dois modelos compartilham a plataforma Smart Car (antiga CMP), mas trazem estilos distintos. O Fiat Panda preserva um visual “quadradão” inspirado na versão dos anos 80, enquanto o C3 tem linhas arredondadas e faróis em formato de bumerangue.
Dimensões Comparadas
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Entre-eixos |
---|---|---|---|---|
Fiat Panda | 3,99 m | 1,75 m | 1,57 m | 2,54 m |
Citroën C3 | 3,98 m | 1,73 m | 1,58 m | 2,54 m |
Na traseira, o Fiat Panda aposta em um design limpo, enquanto o C3 segue um estilo mais tradicional, com lanternas compactas.
Interior e Tecnologia
Os dois carros têm propostas diferentes. O Fiat Panda europeu conta com painel digital e multimídia de 10,25 polegadas. Já o C3 brasileiro traz um painel mais simples, com mostrador TFT de 3,5 polegadas e central multimídia de 10 polegadas.
Comparativo de Interior
Modelo | Instrumentação Digital | Tela Multimídia | Porta-malas |
Fiat Panda | 10″ | 10,25″ | 361 L |
Citroën C3 | 3,5″ TFT | 10″ | 316 L |
Motorizção e Desempenho
A grande diferença entre os modelos está na motorizção. O Fiat Panda europeu tem opções híbridas e elétricas, enquanto o Citroën C3 nacional é oferecido com motores a combustão.
Opções de Motorizção
- Fiat Panda (Europa)
- 1.2 Puretech 3 cilindros (100 cv) + motor elétrico (28,5 cv)
- Versão 100% elétrica: 113 cv, bateria de 44 kWh, autonomia de 320 km (ciclo WLTP)
- Citroën C3 (Brasil)
- 1.0 Firefly 3 cilindros aspirado (75 cv)
- 1.0 Turbo T200 (130 cv, câmbio CVT de 7 marchas simuladas)
Se o Fiat Panda for produzido no Brasil, há boas chances de ganhar versões eletrificadas com o sistema Bio-Hybrid, já usado no Pulse e Fastback.
Conclusão
Ambos os modelos têm características distintas, mas compartilham a mesma base e segmento. O Citroën C3 se firma como um hatch compacto de entrada, enquanto o Fiat Panda pode se tornar um dos primeiros elétricos nacionais da marca. Agora é aguardar para ver como será o modelo brasileiro do Panda e como ele se posicionará no mercado!
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