Se você é proprietário de uma Ram 2500 (fabricada de 2012 em diante) e está acostumado com a manutenção de carros de passeio, é natural que a principal dúvida surja: “quanto custa trocar a correia dentada?”.
Pode respirar aliviado. Temos uma excelente notícia para o seu bolso: a Ram 2500 NÃO TEM correia dentada.
“Ah, então ela usa corrente, como a Ram 1500?” Também não.
O motor que equipa a Ram 2500, o lendário 6.7L Cummins Turbodiesel, usa uma solução de engenharia de caminhões pesados, muito superior: um Trem de Engrenagens (Timing Gears).
O que o Cummins usa? Correia vs. Corrente vs. Engrenagens
Aqui está a informação técnica mais importante que todo proprietário de Ram 2500 deve saber.
- Correia Dentada (Borracha): A solução mais barata. Exige troca preventiva (a cada 50.000 km) e, se arrebenta, destrói o motor. (Ex: VW Amarok 2.0).
- Corrente de Comando (Metal): Uma solução durável, “para a vida toda”. Não exige troca preventiva, mas pode dar defeito por falta de óleo. (Ex: Ram 1500 V8).
- Engrenagens de Distribuição (Aço Maciço): A solução definitiva. Um conjunto de engrenagens de aço que se conectam diretamente (como em um relógio suíço). Não há correias ou correntes para esticar ou quebrar. É o sistema usado em motores industriais e de caminhões pesados, projetado para durar milhões de quilômetros.
O motor 6.7L Cummins da sua Ram 2500 usa Engrenagens de Distribuição.
Afinal, o Trem de Engrenagens da Ram 2500 Precisa Trocar?
A resposta curta e direta é: NÃO. O trem de engrenagens não é um item de manutenção preventiva.
Ele foi projetado para durar a vida útil inteira do motor (o que, em um ônibus ou caminhão, pode significar 1 milhão, 2 milhões de quilômetros ou mais). Você não precisa guardar dinheiro para trocá-lo “por precaução”.
A troca de uma engrenagem só é realizada em um cenário de manutenção corretiva catastrófica, como uma falha total de lubrificação ou se o motor precisar de uma retífica completa.
O Segredo para as Engrenagens Durarem para Sempre: O ÓLEO CORRETO
O motivo número um para um sistema de engrenagens falhar seria a negligência extrema com o óleo do motor.
O trem de engrenagens é lubrificado pelo próprio óleo do motor. Usar o óleo errado ou “esticar” o prazo da troca (a cada 20.000 km, conforme o manual) pode causar um desgaste prematuro.
- O Óleo Correto (Recomendado pela Ram): A especificação correta é o óleo SAE 15W-40 100% Sintético ou Semissintético (para diesel pesado) que atenda à norma API CK-4 (essencial para proteger o DPF).
Mas… eu vejo uma correia no motor!
Sim. A correia que você vê na frente do motor é a correia de acessórios (ou “correia Poly-V”).
Ela é responsável por tocar componentes “externos”, como o alternador, a bomba d’água, o compressor do ar-condicionado e a direção hidráulica.
Essa correia sim, precisa de troca preventiva (a cada 100.000 km, por exemplo). Mas a troca dela é um serviço muito mais simples, barato e, o mais importante: se ela quebrar, seu motor não é destruído. O carro “apenas” perde o ar-condicionado ou a carga da bateria.
Conclusão: Um Custo Que Você NUNCA Terá
O Ram 2500 (2012-2026) é um caminhão projetado para o máximo de robustez. A engenharia com engrenagens de distribuição elimina uma das manutenções preventivas mais caras e arriscadas dos veículos.
Portanto, ao calcular o custo de manutenção da sua picape, pode riscar da lista a troca da correia dentada. Esse é um gasto com o qual você, felizmente, não precisará se preocupar.






