Em um mundo onde os carros elétricos se tornam cada vez maiores, mais pesados e mais caros, a Dacia decidiu remar contra a maré. A marca, conhecida no Brasil por dar origem a sucessos da Renault como Logan e Sandero, acaba de revelar o Dacia Hipster Concept, um estudo de design que busca reinventar o conceito de “carro popular” para a era da eletrificação.
A proposta é radical e volta-se para uma questão fundamental: o que será realmente essencial para a mobilidade do amanhã?
Com o Hipster, a Dacia não apresenta apenas um novo carro, mas uma filosofia: um veículo ultracompacto, ultraleve e ultraeficiente, projetado para ser acessível e ter a metade da pegada de carbono dos melhores elétricos atuais. É, segundo a marca, um projeto com o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos.
Design Exterior: A Beleza da Simplicidade Robusta

O design do Dacia Hipster Concept é uma aula de minimalismo funcional. Sua forma é descrita pelos designers como “um bloco solidamente assentado sobre quatro rodas”, sem balanços dianteiro ou traseiro. Essa arquitetura maximiza o espaço interno e confere ao carro uma aparência robusta e honesta.
A dianteira é marcada por uma linha totalmente horizontal, com faróis afilados que dão ao conceito um olhar “sério, porém amigável”.

Na traseira, a funcionalidade é a prioridade. A tampa do porta-malas ocupa toda a largura do veículo e se abre em duas partes para um acesso prático. Em uma solução de design inteligente para reduzir custos, as lanternas são posicionadas por trás do vidro da tampa, eliminando a necessidade de uma peça de cobertura externa.
A robustez é reforçada por generosas proteções laterais feitas em Starkle®, um material com plástico reciclado, e pela substituição das maçanetas tradicionais por tiras de tecido, uma solução mais leve, barata e igualmente prática.
Interior: Maior por Dentro do que por Fora

O grande trunfo do Dacia Hipster Concept está em seu interior. Apesar de medir apenas 3 metros de comprimento, a cabine foi otimizada para oferecer um espaço surpreendente.

O formato “cúbico” da carroceria, com janelas e para-brisa muito verticais, aproveita ao máximo o volume disponível. Quatro adultos podem se sentar confortavelmente, com a posição de dirigir sendo a mesma do Dacia Sandero, garantindo conforto e boa visibilidade.

O design dos bancos é simplificado, com uma estrutura visível combinada a um tecido técnico, e os assentos dianteiros são unidos, formando um banco inteiriço que remete a carros populares icônicos do passado.
A modularidade é outro pilar do projeto, através do sistema YouClip®. A cabine possui 11 pontos de ancoragem onde o proprietário pode acoplar diversos acessórios, como porta-copos, apoios de braço e luminárias, personalizando o espaço de acordo com sua necessidade.
Fiel à filosofia “traga seu próprio dispositivo” (BYOD) da Dacia, o carro não possui uma central multimídia. Em seu lugar, há uma doca para o smartphone do motorista, que se transforma na tela de navegação e no sistema de áudio do veículo.
A Missão: Metade do Peso, Metade da Pegada de Carbono

O Dacia Hipster Concept leva a abordagem da Dacia de redução de peso a um novo patamar, sendo 20% mais leve que o já compacto Dacia Spring.
Menos peso significa menos matéria-prima na fabricação e, o mais importante, menos energia para se mover. O conceito foi projetado para atender às necessidades reais do dia a dia, com uma autonomia que exige recarga apenas duas vezes por semana para um uso urbano típico.
A ambição final do projeto é audaciosa: reduzir pela metade a pegada de carbono total do veículo (produção, uso e descarte) em comparação com os melhores e mais eficientes carros elétricos disponíveis hoje no mercado.
O Carro Popular do Futuro?
O Dacia Hipster Concept é uma provocação necessária e inteligente para a indústria automotiva. Ele questiona a corrida pelo “sempre mais” – mais potência, mais bateria, mais telas – e propõe um retorno ao essencial.
Embora seja apenas um conceito, as ideias que ele apresenta – simplicidade radical, eficiência extrema, baixo custo e sustentabilidade real – podem muito bem ser o mapa para a criação do verdadeiro carro popular da era elétrica. É uma visão de futuro que, para muitos, faz todo o sentido.