Giamaro Katla: hipercarro V12 quadriturbo com 2.127 cv é a nova insanidade italiana

Giamaro Katla Giamaro Katla

Prepare o coração e segure firme: o mundo dos hipercarros acaba de ganhar um novo e completamente insano concorrente. O nome é Giamaro Katla, e ele não está aqui pra brincar. São 2.127 cv, 204 kgfm de torque e um motor V12 com nada menos que quatro turbos, sem qualquer tipo de assistência elétrica ou híbrida. É combustão bruta, pura e selvagem, como nos velhos tempos — só que levada ao extremo.

Desenvolvido pela novata Giamaro Automobili, o Katla fez sua estreia em Modena, terra natal de marcas como Ferrari e Maserati. Ou seja, o recado foi claro: a marca quer respeito no território dos gigantes.

Giamaro Katla tem motor V12 quadriturbo feito do zero

O que torna o Giamaro Katla ainda mais impressionante é o fato de que o motor V12 de 120 graus foi criado completamente do zero. A configuração, chamada de “hot V”, abriga os quatro turbos entre os bancos de cilindros, algo que ainda levanta dúvidas quanto ao resfriamento, mas os engenheiros italianos garantem que tudo está sob controle.

Anúncio

E acredite: não há nenhum tipo de sistema híbrido auxiliando. Toda a força vem da explosão da gasolina e do trabalho dos quatro turbos. É um verdadeiro monstro de engenharia artesanal.

Tração traseira e câmbio de competição

Diferente do que se esperaria de um carro com esse nível de potência, o Giamaro Katla entrega tudo isso somente para as rodas traseiras. A transmissão é uma caixa automatizada de sete marchas desenvolvida pela CIMA, especialista em competições.

Para o futuro, já está em desenvolvimento uma transmissão de dupla embreagem com 11 marchas — provavelmente pra quem tiver coragem de explorar ainda mais esse canhão sobre rodas.

Apesar da potência absurda, o peso do Katla é de apenas 1.450 kg, graças a um monocoque de fibra de carbono que pesa apenas 170 kg. Isso resulta numa relação peso-potência surreal, digna dos carros de Fórmula 1.

Potência por chave: 3 níveis para domar a fera

A Giamaro criou um sistema inusitado — e genial — para liberar toda a força do Katla. São três chaves diferentes, cada uma com um nível de potência:

  • Chave branca: entre 395 e 789 cv — “modo tranquilo” (se é que isso é possível com quase 800 cv);
  • Chave preta: libera 1.647 cv;
  • Chave vermelha: ativa os 2.127 cv completos, exigindo nervos de aço e talvez um testamento assinado antes de ligar o carro.

Suspensão ativa, aerodinâmica de caça e freios de corrida

O Katla também foi feito para lidar com a brutalidade que oferece. A suspensão é ativa, com peças usinadas em alumínio sólido e altura ajustável. Os freios são carbono-cerâmicos, e o aerofólio traseiro é móvel, atuando como freio aerodinâmico em altas velocidades.

Visualmente, o hipercarro mistura agressividade com elegância. Os dois dutos enormes no teto alimentam o V12, enquanto as entradas frontais quadradas com luzes diurnas remetem a caças de combate.

Interior estilo avião de guerra

Por dentro, o Giamaro Katla segue a mesma pegada radical. O console central lembra o painel de controle de uma aeronave, com telas digitais, comandos manuais, alumínio escovado e muito carbono aparente.

E mais: cada Katla será único. O comprador poderá personalizar tudo — do mapeamento do acelerador à resposta da direção e ajuste da suspensão. A Giamaro diz: “Não construímos carros para os clientes, construímos com eles.”

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Giamaro Albor: uma versão off-road do Katla

No mesmo evento, a marca também revelou o Giamaro Albor, uma variante off-road do Katla, com o mesmo V12 quadriturbo, mas com suspensão elevada, reforços visuais e pneus prontos para qualquer tipo de terreno.

Inspirado em um vulcão marciano, o Albor ainda não teve a tração confirmada — mas a promessa é de que seja um hipercarro capaz de encarar o asfalto e o fora de estrada com o mesmo nível de loucura.

Katla é mais que um carro — é uma declaração

A Giamaro nasce com um lema simples: “Por que não?”. E talvez essa seja mesmo a melhor explicação para o surgimento de um hipercarro com mais de 2.000 cv, V12 quadriturbo e tração traseira.

Num mundo onde a maioria dos supercarros já flerta com eletrificação total, o Katla vai na contramão e entrega algo visceral, incontrolável e profundamente emocionante. Não é só um carro. É uma obra de arte motorizada — feita para poucos, entendida por menos ainda.

Confira também: Peugeot 208 GTI chega com motor de 280 cv e deixa o Golf GTI comendo poeira

Adicione um comentário Adicione um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Peugeot 208 GTI

Peugeot 208 GTI chega com motor de 280 cv e deixa o Golf GTI comendo poeira

Next Post
Lamborghini Gallardo

Lamborghini com motor de caminhão? Oficina coloca motor Cummins biturbo de mais de 1.000 cv em Gallardo

Anúncio