Honda queria que Nissan desistisse do e-Power em fusão fracassada

- Anúncio -

Parece que o casamento entre Honda e Nissan nunca teve futuro mesmo. A tentativa de fusão entre as duas montadoras japonesas chegou ao fim antes de sequer sair do papel, e um dos principais motivos foi uma exigência polêmica da Honda: a Nissan deveria abandonar seu próprio sistema híbrido, o e-Power, em favor da tecnologia da rival.

A informação foi revelada pelo jornal japonês Yomiuri Shimbun e confirma que a relação entre as duas marcas estava longe de ser equilibrada. A Honda queria transformar a Nissan em uma espécie de subsidiária, algo que irritou profundamente os executivos da marca de Yokohama, responsável por ícones como o Skyline e o GT-R.

Para a Nissan, abrir mão do e-Power não fazia o menor sentido. O sistema vem recebendo investimentos pesados e já está indo para sua terceira geração, prometendo ser 20% mais eficiente e 15% mais econômico do que a versão atual. Desde 2016, a tecnologia tem se mostrado um diferencial, especialmente na Ásia, onde já equipa modelos como o Note. Nos Estados Unidos, a estreia está prevista para 2027 com o SUV Rogue, enquanto na Europa o Qashqai receberá a novidade em 2026. Já na América Latina, o lançamento segue sem previsão.

- Anúncio-

Mas afinal, o que é o e-Power? Diferente dos híbridos tradicionais, ele usa um motor a combustão apenas para gerar energia para o propulsor elétrico, sem conexão direta com as rodas. Com isso, a Nissan promete uma experiência parecida com a de um carro 100% elétrico, mas sem a necessidade de recarga em tomadas. Já a Honda aposta no seu sistema e:HEV, que combina motores 1.5 e 2.0 operando no ciclo Atkinson e promete uma redução de peso de até 90 kg nos próximos modelos.

Com o mercado desacelerando a transição para os elétricos puros, os híbridos de nova geração podem se tornar uma alternativa mais acessível. Especialistas apontam que, até 2027, esses carros podem ser 50% mais baratos do que os lançados em 2018. A Honda, por exemplo, já conseguiu reduzir em 25% os custos do Accord Hybrid na América do Norte.

- Anúncio-

No fim das contas, cada montadora segue agora com sua própria estratégia para o futuro dos eletrificados. Se a fusão tivesse acontecido, talvez a Nissan tivesse que abrir mão de uma de suas maiores apostas. Agora, livre das amarras, a marca segue firme no desenvolvimento do e-Power e de sua própria identidade.

- Anúncio -
Luis Felipe
Luis Felipe
Sou apaixonado pelo mundo automotivo desde sempre! Como redator do Turbo Notícias, meu foco é trazer conteúdos detalhados e envolventes sobre os lançamentos, curiosidades e inovações no setor. Adoro compartilhar minha paixão por carros e motos com nossos leitores e ajudar a transformar informação em inspiração para quem ama motores tanto quanto eu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

Artigos mais recentes

Artigos relacionados