Em um mercado global cada vez mais dominado por SUVs e crossovers, a Kia acaba de fazer uma aposta ousada e de grande personalidade. Durante o Salão Internacional de Nova York de 2025, a marca sul-coreana revelou o totalmente novo Kia EV4, seu primeiro sedã elétrico de alcance global.
Previsto para chegar ao mercado em 2026, o EV4 não é apenas mais um lançamento no crescente portfólio eletrificado da Kia. Ele representa um movimento estratégico para ampliar a adoção de veículos elétricos, oferecendo uma nova “tipologia” de carroceria que foge do convencional e levanta a questão: veremos essa aposta ousada em nossas ruas?
Após o sucesso estrondoso dos premiados EV6 e EV9, a Kia utiliza sua expertise para criar um veículo que combina design inovador, tecnologia de ponta e uma praticidade que promete atrair um novo leque de consumidores para a mobilidade elétrica.
Design ‘Opposites United’: A Nova Tipologia de Sedã

O visual do Kia EV4 é uma aplicação direta da filosofia de design da marca, “Opposites United” (Opostos Unidos), que busca criar harmonia a partir de contrastes. O resultado é uma carroceria única, que mescla a dianteira baixa de um sedã, uma silhueta de “cauda longa” e um teto com caimento fastback.
A dianteira é expressiva e moderna, com faróis verticais e a assinatura de iluminação “Star Map”, que já se tornou sinônimo da linha de elétricos da Kia. Uma nova interpretação da grade “Tiger Face” confere ao EV4 uma personalidade forte e tecnológica.

Na traseira, as lanternas verticais e o spoiler de teto bipartido ecoam o estilo frontal, enfatizando a largura e a presença do carro. As rodas de 17 ou 19 polegadas, dependendo da versão, contribuem para uma postura atlética e bem assentada na estrada.
Interior: Minimalismo, Espaço e Tecnologia Centrada no Usuário

Por dentro, o Kia EV4 adota um layout aberto e minimalista, projetado para ser intuitivo e acolhedor, especialmente para clientes que estão fazendo a transição de um carro a combustão para um elétrico.

O destaque é a interface flutuante, com uma impressionante tela panorâmica de quase 30 polegadas, que combina dois visores de 12,3 polegadas e um de 5 polegadas para o controle do clima. Este conjunto, chamado de “Navigation Cockpit” (ccNC), serve como o centro de uma experiência conectada e moderna.
A praticidade foi uma prioridade. A cabine foca em conforto, espaço e conveniência, com materiais de alta qualidade e um volume para passageiros e carga surpreendente para um sedã compacto. A experiência a bordo é elevada pela iluminação ambiente dinâmica, com 64 cores.
Powertrain e Autonomia: Eficiência da Plataforma E-GMP

Construído sobre a consagrada plataforma E-GMP de 400V da Kia, o Kia EV4 oferece um conjunto motriz eficiente e versátil, com duas opções de bateria para atender a diferentes necessidades.
- Bateria Padrão (versão Light): Com 58,3 kWh, oferece uma autonomia estimada de até 378 km (235 milhas).
- Bateria de Longo Alcance (versões Wind e GT-Line): Com 81,4 kWh, a autonomia sobe para excelentes 531 km (330 milhas).
Ambas as configurações alimentam um motor elétrico de 150 kW (cerca de 204 cv) montado no eixo dianteiro. A recarga rápida em corrente contínua (DC) também é um ponto forte, permitindo ir de 10% a 80% em aproximadamente 30 minutos.
E o Brasil? O Kia EV4 Vem?

Esta é a pergunta fundamental para o nosso mercado. Oficialmente, a Kia do Brasil ainda não confirmou o lançamento do EV4. No entanto, analisando a estratégia recente da marca, a sua vinda é altamente provável.
A Kia tem sido consistente em trazer sua linha global de veículos elétricos para o Brasil, como demonstrado pelos bem-sucedidos lançamentos do EV6 e, mais recentemente, do EV9. O EV4 se encaixaria perfeitamente nessa estratégia como um modelo de maior volume, posicionado abaixo do EV6 para competir diretamente com o sucesso de vendas BYD Seal.
Para que a Kia continue a ser uma competidora relevante no crescente mercado de elétricos no Brasil, um produto como o EV4 não é apenas uma opção, mas uma necessidade estratégica.
Considerando o início das vendas nos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2026, uma estimativa realista para a chegada do Kia EV4 ao Brasil seria entre o segundo semestre de 2026 e o início de 2027.
Ficha Técnica: Kia EV4 2026
Para resumir os principais dados do novo sedã elétrico, preparamos uma ficha técnica com as especificações divulgadas.
Ficha Técnica | Kia EV4 Light | Kia EV4 Wind / GT-Line |
Plataforma | E-GMP (400V) | E-GMP (400V) |
Motorização | 100% Elétrico (dianteiro) | 100% Elétrico (dianteiro) |
Potência | 150 kW (~204 cv) | 150 kW (~204 cv) |
Bateria (capacidade) | 58,3 kWh | 81,4 kWh |
Autonomia (estimada) | ~378 km | ~531 km |
Recarga Rápida (10-80%) | ~29 minutos | ~31 minutos |
Tração | Dianteira (FWD) | Dianteira (FWD) |
Uma Aposta Ousada e Inteligente da Kia
O Kia EV4 é mais do que apenas mais um carro elétrico no crescente portfólio da marca. Ele é uma declaração de intenções e uma aposta estratégica em uma nova tipologia de veículo.
Em um mercado saturado de SUVs, a Kia ousa oferecer um sedã com design fastback que promete entregar estilo, eficiência e praticidade em um pacote atraente.
Para o Brasil, sua chegada representaria um passo importantíssimo para a marca, colocando-a em uma briga direta no segmento de sedãs elétricos de volume. Se a estratégia de preços for competitiva, o EV4 tem todos os atributos para se tornar um protagonista no cenário da eletrificação nacional.