Se você é fã de carros e cinema, com certeza já ouviu falar no Nissan Skyline R34 GT-R. Esse monstro japonês não só fez história nas ruas, como também brilhou nas telonas sendo pilotado pelo icônico personagem de Paul Walker em “Velozes e Furiosos”. Agora, vamos mergulhar nos detalhes desse clássico que se tornou uma verdadeira lenda!
A história por trás do Nissan Skyline R34 GT-R
A Nissan acertou em cheio quando desenvolveu o Skyline GT-R, criando uma máquina poderosa que logo se destacou entre os esportivos. O R34 é a versão mais famosa da linha, mas antes dele existiram outros modelos que pavimentaram o caminho. O motor que dá vida a esse clássico é o RB26DETT, um 6 cilindros biturbo que também foi usado no R32, o antecessor direto do R34.
O GT-R, apelidado de “Godzilla”, foi descontinuado lá em 1973, mas a Nissan trouxe a sigla de volta com o lançamento do R32 no final dos anos 80. A evolução não parou por aí. Em 1995, o R33 surgiu com ainda mais potência e, finalmente, em 1999, o R34 chegou combinando o que tinha de melhor nas versões anteriores.
Versões anteriores do Nissan Skyline
Para você entender como o R34 se destaca, dá uma olhada nas versões anteriores do Skyline:
Modelo | Ano | Potência (cv) | 0-100 km/h |
---|---|---|---|
R34 | 1999 | 320 | 5.4 s |
R33 | 1995 | 275 | 6.3 s |
GT-R | 1973 | 137 | 8.7 s |
2000 GT-R | 1971 | 138 | 8.7 s |
GT | 1968 | 90 | 11.7 s |
O estrelato em “Velozes e Furiosos”
O Nissan Skyline R34 GT-R ganhou ainda mais fama ao aparecer em “+Velozes +Furiosos”, o segundo filme da franquia “Velozes e Furiosos”, nas mãos do personagem Brian O’Connor. O modelo usado no filme era o GT-R V-Spec II de 2001, uma das versões mais cobiçadas da linha. Esse carro foi importado e legalizado pelo próprio Craig Lieberman, consultor técnico da franquia e dono de várias máquinas incríveis que aparecem nos filmes.
Curiosidade: eles usaram cinco carros diferentes na produção, sendo que um deles veio direto do Reino Unido! Para agradar o visual do filme, o design do carro passou por algumas mudanças, trocando as listras azuis originais por um azul uniforme com detalhes em dourado. O resultado? Um dos carros mais icônicos da franquia e do mundo automotivo.
Motor, Potência e desempenho
Não é só o visual que faz o R34 ser especial. Esse carro é uma verdadeira máquina nas pistas, com tração nas quatro rodas e um câmbio manual de seis marchas. A aceleração é brutal: ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h. A versão GT-R possui o motor Nissan RB26DETT, de 6 cilindros em linha com biturbo.
Aqui vai um resumo das especificações técnicas desse mito:
Especificação | Detalhe |
---|---|
Motor | 6 cilindros, 2.6L, biturbo |
Potência | 320 cv |
Torque | 39,97 kgfm |
Velocidade máxima | 250 km/h |
Transmissão | Manual, 6 marchas |
Suspensão | Amortecedores eletrônicos |
Freios | Brembo |
Peso | 1.660 kg |
Pneus | BF Goodrich g-Force 265/35 ZR18 |
O valor de uma lenda
O Nissan Skyline R34 GT-R, principalmente a versão usada no filme, se tornou extremamente raro e valorizado. Hoje, ele é avaliado em mais de meio milhão de dólares e faz parte de uma coleção particular. A mistura de desempenho, design e história fez desse carro um verdadeiro ícone.
Conclusão
O Nissan Skyline R34 GT-R é muito mais do que um carro de filme. Ele é uma peça importante da história automotiva e, mesmo após tantos anos, continua a inspirar fãs pelo mundo. Seja pelas suas características técnicas impressionantes ou pelo impacto cultural que teve, o R34 merece seu lugar entre os grandes clássicos.