O novo Nivus GTS finalmente começou a dar as caras nas concessionárias do Brasil, mas o que era para ser um lançamento empolgante já está virando motivo de polêmica entre os fãs da Volkswagen.

A versão esportiva do crossover da VW ainda nem foi apresentada oficialmente — isso deve acontecer nos próximos dias —, mas os primeiros dados vazaram direto dos revendedores e já causam discussões acaloradas. O motivo? Um desempenho abaixo do esperado e um preço que espantou geral.
Motor conhecido, desempenho abaixo do rival direto
Confirmando o que a Volkswagen já havia adiantado lá em outubro passado, o Nivus GTS vai usar o já conhecido motor 1.4 TSI turbo flex, com injeção direta, que entrega até 150 cv de potência. É o mesmo conjunto que equipa outros modelos da marca, como o T-Cross Highline e o Virtus GTS.
Apesar disso, o desempenho divulgado pelos concessionários decepcionou quem esperava mais “pegada” de um modelo com a sigla GTS. Segundo os dados extraoficiais, o Nivus GTS faz de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. Parece até rápido, mas o Fiat Pulse Abarth — seu principal concorrente — faz a mesma prova em apenas 7,6 segundos, com seu motor 1.3 turbo de até 185 cv.
Ou seja, o Nivus GTS é mais fraco e mais lento, e isso já é um belo ponto negativo na disputa pelo público que curte esportividade de verdade.
Estilo esportivo e pacote recheado
Visualmente, o Nivus GTS não decepciona. A versão traz rodas de liga leve aro 18” pintadas em preto brilhante, emblemas GTS espalhados pela carroceria e uma série de detalhes visuais exclusivos. Os bancos dianteiros têm design esportivo, o painel é totalmente digital, e a central multimídia VW Play Connect com tela de 10 polegadas vem de fábrica.
Apesar disso, tudo indica que esse visual mais agressivo não vai compensar o desempenho mais tímido — ainda mais se considerarmos o preço.
Valor salgado afasta entusiastas
De acordo com informações repassadas por vendedores, o Nivus GTS está sendo oferecido por R$ 189 mil em pré-venda. Sim, você leu certo. Com esse valor, ele passa a ser quase R$ 37 mil mais caro que o Pulse Abarth, que custa R$ 152.990. Até mesmo o Fastback Abarth, que compartilha o mesmo motor do Pulse e ainda oferece um porta-malas gigante de 516 litros, é mais barato: R$ 171.990.
E o buraco é mais embaixo. Por esse mesmo valor, dá pra levar um Jeep Compass Sport, que parte de R$ 186.990, ou chegar perto de SUVs bem mais espaçosos e potentes, como o CAOA Chery Tiggo 8 Pro, que custa R$ 199.990 e vem com motor 1.6 turbo de 187 cv.
Internautas não perdoaram
Nos grupos de entusiastas e redes sociais, o preço do novo Nivus GTS virou motivo de piada. Muitos questionam a proposta da Volkswagen em cobrar quase R$ 190 mil por um SUV compacto, mesmo que esportivado. A crítica principal é que, além de mais caro, o carro não entrega desempenho para justificar a sigla GTS com orgulho — algo que remete aos clássicos Passat e Gol dos anos 80 e 90.
Vale a pena?

A verdade é que o Nivus GTS pode até agradar quem é fã da marca ou busca um crossover com visual esportivo e bom pacote de tecnologia. Mas, se a performance for prioridade, o Pulse Abarth e até o Fastback Abarth entregam mais por bem menos. E se o foco for espaço ou status, outros SUVs maiores entram facilmente na briga pelo seu dinheiro.
Resta agora esperar pela apresentação oficial da Volkswagen e torcer por alguma surpresa — seja nos números, seja no preço final. Mas, do jeito que está, o Nivus GTS corre o risco de ser mais um esportivo de imagem do que de verdade.