A Mercedes-Benz decidiu dar uma repaginada daquelas no seu gigante das estradas e lançou o Mercedes-Benz Actros L com um jeitão de elétrico que está chamando atenção por onde passa. Mas calma, ele ainda roda com motor a diesel – e que motor! Com muito mais aerodinâmica, visual moderno e sistemas tecnológicos de ponta, esse caminhão chegou chegando no mercado europeu… e olha, se vier pro Brasil, vai causar!
Design que lembra caminhão elétrico

Se você olhar rapidinho, vai jurar que está na frente de um caminhão 100% elétrico. E não é à toa: o novo Actros L da Mercedes pegou carona no estilo visual do eActros 600, seu “irmão elétrico”, com linhas mais limpas e bem mais aerodinâmicas.
Esse novo design não é só bonito — ele faz o caminhão cortar o vento com mais facilidade, o que significa menor resistência e economia de combustível. Segundo a montadora, o modelo pode economizar até 3% de diesel só por causa da nova carcaça.
O capricho é tanto que os caras colocaram pré-spoiler, spoiler no teto, defletores mais longos e até vedação nas áreas que antes deixavam o vento entrar. A frente cresceu 8 centímetros e praticamente não existem frestas — é tudo coladinho pro ar fluir bonito.
Motor diesel de respeito e mais eficiente

Mesmo com cara de elétrico, o Actros L roda com força bruta do velho conhecido motor OM 471 de terceira geração. São 12,8 litros de cilindrada com novas turbinas que prometem até 4% a mais de economia em relação à geração anterior.
Você pode escolher entre duas versões: uma com 480 cavalos e outra com 530 cv. E tudo isso casado com um sistema de transmissão inteligente que escolhe a marcha ideal conforme a estrada e a carga. Menos esforço, mais rendimento.
Interior premium e cheio de tecnologia




Por dentro, o caminhão parece até um motorhome de luxo. A Mercedes oferece três configurações de cabine: Stream Space, Big Space e Giga Space. Todas com espaço de sobra e um acabamento que dá vontade de morar ali dentro.
Os bancos têm aquecimento, a cama tem revestimento especial, e o painel vem com a central multimídia Multimedia Cockpit Interactive 2 — que estará disponível a partir de abril de 2025. Nela, o motorista pode usar comandos de voz, acessar apps, conferir alertas de tráfego em tempo real e muito mais.
Tecnologia de segurança de ponta

Se tem uma coisa que a Mercedes capricha, é na segurança. O novo Actros L vem com o que há de mais moderno pra evitar acidentes. Ele conta com:
- Active Brake Assist 6: freia sozinho se detectar risco de colisão, mesmo com objetos em movimento ou carros parados à frente.
- Sideguard Assist 2: com seis sensores, cobre os pontos cegos laterais.
- Front Guard Assist: vigia o que está na frente do caminhão.
- Active Drive Assist 3: dá aquela mãozinha com a direção semiautônoma (nível 2).
- Predictive Powertrain Control (PPC): um controle de cruzeiro que “lê” a estrada e ajusta a força do motor automaticamente.
Tudo isso deixa o motorista mais tranquilo e a viagem muito mais segura.
Ficha técnica – Mercedes-Benz Actros L 2025
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor | OM 471 de 12,8 litros, diesel |
Potência | 480 cv ou 530 cv |
Transmissão | Automatizada com controle preditivo (PPC) |
Cabines disponíveis | Stream Space, Big Space, Giga Space |
Aerodinâmica | Spoilers, defletores, frente estendida |
Economia de combustível | Até 7% com novo motor e design |
Tecnologia | Cockpit digital, apps, comandos por voz |
Segurança | ABA 6, ADA 3, Sideguard Assist, Front Guard |
Condução autônoma | Nível 2 (semiautônoma) |
Início da produção | Dezembro de 2025 (Europa) |
E quanto custaria no Brasil?

Lá fora, o Actros L ainda não teve preço divulgado oficialmente, mas a estimativa é de algo entre €130 mil a €150 mil, dependendo da configuração. Convertendo isso, e somando impostos, taxas e custos de importação, esse caminhão poderia facilmente passar dos R$ 1,5 milhão aqui no Brasil.
É caro? É. Mas a gente tá falando de um caminhão que economiza diesel, tem conforto de primeira, tecnologia embarcada que faz inveja em muito carro de luxo e que vai durar anos nas estradas.
Vale a pena ficar de olho
Mesmo sem previsão de chegada por aqui, o Actros L da Mercedes é um exemplo do futuro que tá vindo aí no mundo dos caminhões. Visual de elétrico, força de caminhão pesado e inteligência de carro autônomo. Se você vive das estradas ou só curte um bom lançamento automotivo, esse aqui é um prato cheio.