Depois de muita espera e especulação, o novo Volkswagen Tera 2026 finalmente foi lançado no Brasil! O SUV compacto chega como a nova porta de entrada da VW entre o Polo e o Nivus, com uma proposta bem agressiva: oferecer motor 1.0 aspirado e turbo, preços iniciais abaixo dos R$ 100 mil (na versão promocional), e um pacote bem recheado de equipamentos — até nas versões básicas.
Quer saber tudo sobre o VW Tera 2026? Então bora!
Onde o VW Tera se encaixa?
O Tera nasce sobre a plataforma MQB-A0, a mesma que já conhecemos em modelos como Polo, Virtus e Nivus. A produção é nacional, feita em Taubaté (SP), o que deve ajudar na questão de disponibilidade e preço competitivo.
Com 4,15 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,566 mm, o novo SUV é compacto por fora, mas tenta ser versátil por dentro. Tem também 1,77 metro de largura e 1,50 metro de altura, o que dá aquele visual SUV que o brasileiro tanto gosta. O porta-malas comporta 350 litros, o que é dentro do esperado para o segmento.
Motores: 1.0 aspirado e turbo
Um dos destaques do Tera é a oferta de duas motorizações 1.0:
- Tera MPI: motor 1.0 aspirado de 3 cilindros com até 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Essa é a versão mais simples (e mais barata).
- Tera TSI: motor 1.0 turbo 170 TSI com até 116 cv e 16,8 kgfm. Pode vir com câmbio manual ou automático de 6 marchas, dependendo da versão.
A proposta é clara: o MPI vai na briga pelo preço, enquanto o TSI já oferece uma pegada mais esperta, mas sem deixar de ser econômico.
Equipamentos e versões do VW Tera 2026
A Volks caprichou até nas versões de entrada. Desde o MPI básico, o modelo já traz recursos de segurança e tecnologia que costumam aparecer só em versões mais caras dos concorrentes.
➤ VW Tera MPI – R$ 103.990 (promocional: R$ 99.990)
- Motor 1.0 aspirado com câmbio manual
- 6 airbags
- Frenagem automática de emergência
- Central multimídia VW Play com tela de 10″
- Painel digital de 8″
- Controle de tração e estabilidade
- Piloto automático
- Sensor de estacionamento traseiro
- Detector de fadiga
- Rodas de 15” com calotas
- Vidros e retrovisores elétricos
➤ VW Tera TSI MT – R$ 116.990
- Motor 1.0 turbo com câmbio manual
- Todos os itens do MPI
- Rodas de 16″ com calotas
- Volante em couro
- Aplique decorativo no painel
- Opcionais:
- VW Play Connect (R$ 1.590)
- Rodas de liga-leve aro 16 (R$ 1.720)
➤ VW Tera Comfort TSI AT6 – R$ 126.990
- Motor 1.0 turbo com câmbio automático de 6 marchas
- Rodas de 16″ diamantadas
- Chave presencial com botão Start/Stop
- Piloto automático adaptativo
- Aletas no volante
- VW Play Connect
- Opcionais:
- Pacote Conforto (AC digital + carregador por indução) – R$ 1.400
➤ VW Tera High TSI AT6 – R$ 139.990
- Tudo da versão Comfort
- Rodas de 17” diamantadas
- Ar-condicionado digital automático
- Painel digital de 10,25″
- Bancos com revestimento premium
- Iluminação ambiente
- Câmera de ré
- Carregador por indução
- Opcionais:
- Pacote ADAS (detector de ponto-cego + assistente de faixa) – R$ 2.839
- Pacote “Outfit The Town” (rodas e teto escurecidos) – Versão de R$ 142.290 + ADAS
Ficha técnica: VW Tera 2026
Item | Especificação |
---|---|
Plataforma | MQB-A0 |
Motorização | 1.0 MPI 3 cilindros / 1.0 Turbo TSI 3 cilindros |
Potência | 77/84 cv (MPI) – 109/116 cv (TSI) |
Torque | 9,4/10,3 kgfm (MPI) – 16,8 kgfm (TSI) |
Câmbio | Manual de 5 marchas / Automático de 6 marchas |
Comprimento | 4.151 mm |
Entre-eixos | 2.566 mm |
Largura | 1.777 mm |
Altura | 1.504 mm |
Porta-malas | 350 litros |
Rodas | 15″, 16″ ou 17″, dependendo da versão |
Multimídia | VW Play com tela de 10″, conectividade sem fio |
Painel digital | 8″ (MPI até Comfort) / 10,25″ (High) |
Produção | Taubaté (SP), Brasil |
Conclusão
O VW Tera 2026 chegou pra incomodar no segmento de SUVs compactos. Com versões a partir de R$ 99.990, motor 1.0 eficiente e boa lista de equipamentos, ele promete dar trabalho pra Fiat Pulse, Renault Kardian e companhia. A Volks foi certeira: colocou tecnologia, segurança e bom custo-benefício em um projeto que tem tudo pra fazer sucesso por aqui.
Curtiu? Fica ligado no Turbo Notícias pra mais lançamentos, comparativos e novidades do mundo automotivo!