Novo VW Tera 2026 chega ao Brasil com preços a partir de R$ 99.990 e mira Fiat Pulse e Renault Kardian

Volkswagen Tera

Depois de muita espera e especulação, o novo Volkswagen Tera 2026 finalmente foi lançado no Brasil! O SUV compacto chega como a nova porta de entrada da VW entre o Polo e o Nivus, com uma proposta bem agressiva: oferecer motor 1.0 aspirado e turbo, preços iniciais abaixo dos R$ 100 mil (na versão promocional), e um pacote bem recheado de equipamentos — até nas versões básicas.

Quer saber tudo sobre o VW Tera 2026? Então bora!


Onde o VW Tera se encaixa?

O Tera nasce sobre a plataforma MQB-A0, a mesma que já conhecemos em modelos como Polo, Virtus e Nivus. A produção é nacional, feita em Taubaté (SP), o que deve ajudar na questão de disponibilidade e preço competitivo.

Com 4,15 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,566 mm, o novo SUV é compacto por fora, mas tenta ser versátil por dentro. Tem também 1,77 metro de largura e 1,50 metro de altura, o que dá aquele visual SUV que o brasileiro tanto gosta. O porta-malas comporta 350 litros, o que é dentro do esperado para o segmento.


Motores: 1.0 aspirado e turbo

Um dos destaques do Tera é a oferta de duas motorizações 1.0:

  • Tera MPI: motor 1.0 aspirado de 3 cilindros com até 84 cv e 10,3 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Essa é a versão mais simples (e mais barata).
  • Tera TSI: motor 1.0 turbo 170 TSI com até 116 cv e 16,8 kgfm. Pode vir com câmbio manual ou automático de 6 marchas, dependendo da versão.

A proposta é clara: o MPI vai na briga pelo preço, enquanto o TSI já oferece uma pegada mais esperta, mas sem deixar de ser econômico.


Equipamentos e versões do VW Tera 2026

A Volks caprichou até nas versões de entrada. Desde o MPI básico, o modelo já traz recursos de segurança e tecnologia que costumam aparecer só em versões mais caras dos concorrentes.

➤ VW Tera MPI – R$ 103.990 (promocional: R$ 99.990)

  • Motor 1.0 aspirado com câmbio manual
  • 6 airbags
  • Frenagem automática de emergência
  • Central multimídia VW Play com tela de 10″
  • Painel digital de 8″
  • Controle de tração e estabilidade
  • Piloto automático
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Detector de fadiga
  • Rodas de 15” com calotas
  • Vidros e retrovisores elétricos

➤ VW Tera TSI MT – R$ 116.990

  • Motor 1.0 turbo com câmbio manual
  • Todos os itens do MPI
  • Rodas de 16″ com calotas
  • Volante em couro
  • Aplique decorativo no painel
  • Opcionais:
    • VW Play Connect (R$ 1.590)
    • Rodas de liga-leve aro 16 (R$ 1.720)

➤ VW Tera Comfort TSI AT6 – R$ 126.990

  • Motor 1.0 turbo com câmbio automático de 6 marchas
  • Rodas de 16″ diamantadas
  • Chave presencial com botão Start/Stop
  • Piloto automático adaptativo
  • Aletas no volante
  • VW Play Connect
  • Opcionais:
    • Pacote Conforto (AC digital + carregador por indução) – R$ 1.400

➤ VW Tera High TSI AT6 – R$ 139.990

  • Tudo da versão Comfort
  • Rodas de 17” diamantadas
  • Ar-condicionado digital automático
  • Painel digital de 10,25″
  • Bancos com revestimento premium
  • Iluminação ambiente
  • Câmera de ré
  • Carregador por indução
  • Opcionais:
    • Pacote ADAS (detector de ponto-cego + assistente de faixa) – R$ 2.839
    • Pacote “Outfit The Town” (rodas e teto escurecidos) – Versão de R$ 142.290 + ADAS

Ficha técnica: VW Tera 2026

ItemEspecificação
PlataformaMQB-A0
Motorização1.0 MPI 3 cilindros / 1.0 Turbo TSI 3 cilindros
Potência77/84 cv (MPI) – 109/116 cv (TSI)
Torque9,4/10,3 kgfm (MPI) – 16,8 kgfm (TSI)
CâmbioManual de 5 marchas / Automático de 6 marchas
Comprimento4.151 mm
Entre-eixos2.566 mm
Largura1.777 mm
Altura1.504 mm
Porta-malas350 litros
Rodas15″, 16″ ou 17″, dependendo da versão
MultimídiaVW Play com tela de 10″, conectividade sem fio
Painel digital8″ (MPI até Comfort) / 10,25″ (High)
ProduçãoTaubaté (SP), Brasil

Conclusão

O VW Tera 2026 chegou pra incomodar no segmento de SUVs compactos. Com versões a partir de R$ 99.990, motor 1.0 eficiente e boa lista de equipamentos, ele promete dar trabalho pra Fiat Pulse, Renault Kardian e companhia. A Volks foi certeira: colocou tecnologia, segurança e bom custo-benefício em um projeto que tem tudo pra fazer sucesso por aqui.

Curtiu? Fica ligado no Turbo Notícias pra mais lançamentos, comparativos e novidades do mundo automotivo!

Artigo Anterior

Multa por dirigir com o braço para fora: entenda a regra e por que ela existe

PPróximo artigo

Multa por usar farol alto em via com iluminação: entenda a infração, valor e riscos

Escreva um comentário

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *