Primeiro carro do Brasil foi importado por Santos Dumont em 1891 — e mudou tudo
Peugeot 208 GTI chega com motor de 280 cv e deixa o Golf GTI comendo poeira

Peugeot 208 GTI chega com motor de 280 cv e deixa o Golf GTI comendo poeira

Peugeot 208 GTI Peugeot 208 GTI

A Peugeot acaba de mostrar que esportividade e eletrificação podem, sim, andar juntas. O novo Peugeot 208 GTI está de volta — agora 100% elétrico — e chegou chutando a porta: são 280 cv de potência e um visual que mistura nostalgia com agressividade moderna. E o mais impressionante: ele é mais rápido que o Golf GTI a combustão.

Depois de seis anos sumido da linha da marca, o GTI renasce no E-208 e traz de volta o espírito esportivo que consagrou o lendário 205 GTI. Só que agora, ao invés de ronco de motor, o som é do torque instantâneo de um elétrico de respeito.

Peugeot 208 GTI é o elétrico mais nervoso da marca

Peugeot 208 GTI

Se o 208 1.0 turbo vendido no Brasil já entrega bons 130 cv, o novo Peugeot 208 GTI elétrico dobra a aposta: são 280 cv e 35,1 kgfm de torque, tudo isso sem uma gota de gasolina.

Anúncio

Esse novo modelo é o mais potente da história do hatchback francês, superando até mesmo a versão elétrica europeia convencional, que entrega 156 cv. Ou seja, o GTI elétrico ganhou nada menos que 124 cv extras — um upgrade respeitável.

Segundo dados oficiais, ele vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Isso significa que, além de rápido, ele é mais ágil que nomes consagrados como o Golf GTI (5,9 s) e o Mini Cooper JCW elétrico.

Visual do Peugeot 208 GTI mistura retrô e agressividade

No visual, o Peugeot 208 GTI não decepciona. A cor vermelha vibrante já chama atenção de longe, mas não para por aí. O modelo traz detalhes aerodinâmicos exclusivos, como:

  • Apliques na grade dianteira e nos faróis
  • Um novo aerofólio traseiro
  • Rodas de 18 polegadas com pegada retrô
  • Suspensão rebaixada em 30 mm
  • Aumento na bitola dianteira (56 mm) e traseira (27 mm)

Essas mudanças não são só estéticas: elas melhoram a estabilidade e a dirigibilidade. O carro também ganhou freios maiores, com discos de 355 mm e pinças de quatro pistões.

Interior do Peugeot 208 GTI traz pegada esportiva com tecnologia

Peugeot 208 GTI Interior

Por dentro, o novo 208 GTI mantém o design já conhecido do modelo vendido no Brasil, mas com toques únicos. Os bancos têm grafismos exclusivos e a inscrição “208 GTI” bordada. O tecido tem visual esportivo, com iluminação ambiente vermelha — que pode ser personalizada.

O painel digital e a central multimídia seguem o padrão da Peugeot, oferecendo conectividade e tecnologia de sobra. Um detalhe curioso é a função V2L (Vehicle to Load), que permite usar a bateria do carro para alimentar equipamentos eletrônicos, como se fosse uma fonte de energia móvel.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Autonomia limitada, mas carregamento rápido

Apesar da potência, o Peugeot 208 GTI não é um campeão de autonomia. De acordo com o ciclo WLTP, ele roda até 350 km com uma carga completa. Porém, esse número cai bastante se o motorista quiser aproveitar todo o desempenho do carro.

Por outro lado, o carregamento rápido compensa: de 20% a 80% da bateria em menos de 30 minutos usando carregadores rápidos.

Vai chegar ao Brasil?

Infelizmente, a chance do Peugeot 208 GTI elétrico ser vendido no Brasil é mínima. Atualmente, a Peugeot oferece apenas o E-2008 elétrico por aqui, que custa R$ 269.990. Já o 208 GTI deverá passar dos 35 mil euros na Europa, o que equivale a mais de R$ 220 mil na conversão direta.

Ainda assim, o modelo mostra o que a Peugeot está preparando para o futuro. E se houver demanda, quem sabe a sigla GTI também não volta em versões a combustão ou híbridas para o mercado brasileiro?

Peugeot 208 GTI honra o legado do 205 GTI

Lançado na década de 1980, o lendário Peugeot 205 GTI marcou época com sua leveza e agilidade. Agora, com motor elétrico, o novo GTI promete repetir esse feito, mesmo com outro tipo de motorização.

A diferença está na entrega de torque instantânea dos elétricos, que dá ao 208 GTI um comportamento explosivo desde o primeiro toque no acelerador. Uma nova forma de viver o “GTI feeling” — agora sem ruído, mas com muita força.

Confira também: Novos Volvo EX30 Cross Country e XC60 Polestar chegam com tudo ao Brasil: veja preços e detalhes

Adicione um comentário Adicione um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement