Porsche 718 Cayman e Boxster saem de linha em 2025: tudo sobre o fim dos icônicos esportivos

Porsche Boxster

É oficial: a Porsche vai tirar de linha dois dos seus modelos mais icônicos – o Porsche 718 Cayman e Boxster – em outubro de 2025. A notícia pegou muita gente de surpresa, mas a marca já vinha dando sinais de que isso ia acontecer. Agora, está confirmado: a geração 982 desses esportivos de dois lugares vai deixar de ser produzida, abrindo espaço para a chegada de novos modelos elétricos.

Mas calma… isso não significa que eles estão encalhados ou deixaram de fazer sucesso. Na real, o anúncio do fim só aumentou a procura pelos dois carros, principalmente na Europa.


Fim da produção não é fim do sucesso

Mesmo com a produção chegando ao fim, o Porsche 718 Cayman e o 718 Boxster continuam com força no mercado. Em 2024, por exemplo, a Porsche entregou mais de 23 mil unidades desses modelos — uma marca impressionante para esportivos que estão na reta final. E sabe o que é curioso? Foi só a Porsche anunciar o fim que a demanda aumentou.

Ou seja, eles vão sair de cena no auge. A fábrica de Osnabrück, na Alemanha, vai encerrar a produção no mês de outubro. As versões que continuarão por um tempinho a mais são as mais exclusivas, como o Boxster RS Spyder e o Cayman GT4 RS, mas mesmo essas já estão com os dias contados.


O que vem por aí? Modelos 100% elétricos

Agora você deve estar se perguntando: e o que vai entrar no lugar? A resposta é simples: a Porsche vai lançar uma nova linha de esportivos totalmente elétricos. Ainda não tem data exata pro lançamento, mas a marca já deixou claro que está trabalhando em sucessores eletrificados para os 718.

A proposta é manter o espírito esportivo e a dirigibilidade que tornaram o Cayman e o Boxster tão queridos, só que agora com zero emissões. E, segundo a própria Porsche, nem todos os modelos a combustão vão sumir do mapa — a ideia é que os carros elétricos convivam com alguns motores a combustão e até versões híbridas por mais um tempo.


Por que os modelos vão sair de linha?

Porsche 718 Cayman

Além da mudança estratégica para a eletrificação, a saída do Porsche 718 Cayman e Boxster também tem a ver com novas regras de segurança cibernética na Europa. Os carros precisam se adaptar a exigências mais rígidas nos sistemas eletrônicos, e atualizar a geração atual sairia muito caro.

Então, a Porsche preferiu encerrar a produção e focar seus esforços na nova geração elétrica, que já vai nascer dentro das novas normas.


Onde ainda dá pra comprar?

Hoje, o Porsche 718 ainda está disponível em mercados como Estados Unidos, América do Sul e alguns países da Ásia. Na Europa, as vendas já estão encerradas, justamente por conta das exigências técnicas que a atual geração não atende mais.

Por aqui, no Brasil, ainda é possível encontrar unidades do 718 Cayman e do Boxster em concessionárias e revendas especializadas. Mas como o fim da produção está batendo à porta, os estoques vão acabar logo. Quem quiser garantir um desses modelos pode se apressar, porque em breve eles vão se tornar peça de colecionador.


Um legado marcante

Lançados como os esportivos “de entrada” da Porsche, o 718 Cayman e Boxster sempre entregaram muito mais do que o nome sugeria. Eles combinaram equilíbrio de chassi, leveza, potência e aquele ronco inconfundível dos motores da marca.

Foram anos de evolução, com direito a versões GTS, GT4, RS e tantas outras que mostraram como dá pra ter um carro esportivo com DNA de corrida sem abrir mão de usabilidade no dia a dia.


Última chance de ter um Porsche 718

Com o fim da produção, o 718 entra para a lista dos clássicos modernos da Porsche. E, como sempre acontece com esse tipo de carro, o preço tende a subir com o tempo. A geração atual vai virar objeto de desejo pra quem curte esportivos raiz com motor a combustão.

Se você é fã da marca, ou tá de olho em um carro que já nasceu com selo de futuro clássico, essa pode ser a hora certa de investir. Em breve, os Porsche 718 Cayman e Boxster serão apenas lembranças nas ruas – e ícones nas garagens de quem soube aproveitar o momento.


Ficha técnica básica (última geração disponível)

  • Modelos: Porsche 718 Cayman / Porsche 718 Boxster
  • Motor: 2.0 Turbo (Cayman e Boxster base), 2.5 Turbo (S) ou 4.0 aspirado (GTS/GT4)
  • Potência: De 300 a 500 cv (GT4 RS)
  • Torque: De 38,7 kgfm até 45,9 kgfm
  • Transmissão: Manual de 6 marchas ou PDK de 7 marchas (automática)
  • 0 a 100 km/h: entre 4,9 s (2.0) e 3,4 s (GT4 RS)
  • Velocidade máxima: até 315 km/h
  • Tração: Traseira
  • Peso médio: 1.400 kg

Conclusão

O fim da linha para o Porsche 718 Cayman e Boxster marca o encerramento de uma era de pura emoção ao volante. Mas também é o começo de um novo capítulo para a marca, que vai investir pesado nos esportivos elétricos. E se depender da Porsche, a eletrificação vai continuar entregando desempenho de sobra e muita diversão na pista e nas ruas.

Se você sempre sonhou em ter um desses modelos, talvez essa seja sua última chance de garantir um 718 zero km.

Veja Também:

Artigo Anterior

Multa por dirigir com fone de ouvido: veja o que diz o CTB e por que você pode se dar mal com isso

PPróximo artigo

Multa por dirigir sem cinto de segurança: pontos e consequências

Escreva um comentário

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *