A Ram apresentou oficialmente a Ram Ramcharger 2026, um modelo que combina propulsão elétrica com um motor a combustão dedicado exclusivamente a recarregar a bateria. A proposta é oferecer potência, capacidade de reboque e uma autonomia superior às picapes elétricas tradicionais.
Como funciona o sistema híbrido da Ramcharger?
Diferente de um híbrido convencional, onde o motor a combustão auxilia na tração, a Ramcharger usa seu V6 3.5 Pentastar apenas para alimentar um gerador, que recarrega a bateria de 91,8 kWh. Assim, os motores elétricos dianteiro e traseiro são os únicos responsáveis por mover o veículo, garantindo uma experiência de condução elétrica com a conveniência do reabastecimento rápido.
Modos de condução
A picape conta com três modos que ajustam o uso da bateria e do motor a combustão:
- Elétrico+: O motor a gasolina só entra em ação quando a bateria se esgota, o que acontece após cerca de 225 km de condução elétrica.
- E-Save: Mantém o nível de carga da bateria para ser utilizada posteriormente, útil para rodar em zonas de emissão zero.
- Eco: Reduz o consumo de energia ao limitar a potência e o uso de sistemas como aquecimento e ar-condicionado.
Potência e desempenho
A Ramcharger entrega 656 cv e 84,3 kgfm de torque, proporcionando aceleração de 0 a 96 km/h em 4,5 segundos. O tanque de 102 litros combinado à bateria permite uma autonomia total de 1.110 km, tornando-a uma das picapes mais eficientes da categoria.
Apesar de ser a Ram 1500 mais pesada já produzida, com 3.405 kg, a picape mantém sua robustez e pode rebocar até 6.350 kg.
Qual será o preço?
A Ram ainda não divulgou os valores oficiais, mas as estimativas indicam que a Ramcharger custará entre R$ 405 mil e R$ 463 mil em conversão direta.
Vale a pena?
Com uma abordagem inovadora, a Ram Ramcharger 2026 busca unir a eficiência elétrica à versatilidade do motor a combustão. Se cumprir suas promessas de desempenho e autonomia, pode se tornar a principal referência no segmento de picapes eletrificadas.