Renault Kardian com motor diesel? No Brasil, nem pensar!

Enquanto o Renault Kardian já se estabeleceu como uma opção moderna no mercado brasileiro, o crossover está expandindo seus horizontes e agora também será produzido no Marrocos, atendendo mercados da África e Oriente Médio. Apesar de manter a essência visual e mecânica, a versão marroquina traz algumas diferenças significativas, incluindo a adição de um motor 1.5 turbodiesel, que é proibido no Brasil para veículos de passeio.


Produção global e design alinhado ao mercado local

A fábrica de Tânger, no Marrocos, será a responsável pela montagem do Kardian para os mercados da África e Oriente Médio. Essa planta já produz modelos conhecidos, como o Dacia Sandero e o Logan, e agora se junta à fábrica brasileira de São José dos Pinhais (PR) na produção do crossover.

Visualmente, as mudanças no Kardian fabricado no Marrocos são sutis:

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  • Rodas com design exclusivo
  • Paleta de cores adaptada ao gosto local
  • Volante com miolo exclusivo

No interior, as diferenças são mais perceptíveis. O console central não é elevado como na versão brasileira, e a alavanca de câmbio é tradicional, em vez do moderno joystick usado por aqui.


Equipamentos e tecnologia: o que muda?

O Renault Kardian marroquino chega com um pacote de equipamentos mais simples, especialmente nas versões básicas. Veja as principais diferenças:

Versões no Marrocos:

  • Apenas dois airbags na versão de entrada
  • Quadro de instrumentos analógico
  • Ar-condicionado manual
  • Central multimídia e controle de cruzeiro

A versão topo de linha adiciona alguns itens mais avançados, como:

  • Airbags laterais
  • Ar-condicionado automático
  • Sistema de monitoramento de ponto cego

Versões no Brasil:

  • Seis airbags de série
  • Painel digital com tela de 7 polegadas
  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Câmera de ré e assistências avançadas

Motores: diesel no Marrocos e gasolina no Brasil

A maior novidade na versão marroquina é a oferta do motor 1.5 turbodiesel dCi com 102 cv e 22,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de 5 marchas. Essa motorização é popular em mercados internacionais devido à sua economia de combustível e torque elevado, mas está fora de cogitação no Brasil devido às restrições legais para motores a diesel em veículos de passeio.

Além disso, o Kardian no Marrocos também é vendido com o motor 1.0 TCe turbo a gasolina, mas com 100 cv e 16,3 kgfm de torque. Por aqui, o mesmo motor entrega 125 cv e 22,4 kgfm, graças a uma calibração otimizada e ao câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas.


Ficha técnica comparativa: Brasil x Marrocos

EspecificaçãoBrasilMarrocos
Motor a gasolina1.0 TCe (125 cv, 22,4 kgfm)1.0 TCe (100 cv, 16,3 kgfm)
Motor a dieselNão disponível1.5 dCi (102 cv, 22,4 kgfm)
CâmbioAutomático de 6 marchas (dupla embreagem)Manual de 5 marchas / CVT
Airbags6 de série2 (básico) ou 6 (topo)
Dimensões (CxLxA)4,11 x 1,77 x 1,54 m4,11 x 1,77 x 1,54 m
Entre-eixos2,60 m2,60 m

Por que o motor diesel não pode ser usado no Brasil?

No Brasil, a legislação proíbe o uso de motores a diesel em veículos de passeio que não atendam a certas especificações, como capacidade de carga acima de uma tonelada ou tração nas quatro rodas. Isso impede que modelos como o Renault Kardian ofereçam essa motorização no país, mesmo com sua eficiência e apelo global.


Conclusão: duas versões, dois mundos

O Renault Kardian mostra sua versatilidade ao ser adaptado para mercados tão diferentes quanto Brasil e Marrocos. Enquanto por aqui o foco está no conforto e na tecnologia, lá fora o destaque vai para a economia do motor diesel e uma configuração mais acessível.

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