InícioArtigosRenault Kardian com motor diesel? No Brasil, nem pensar!

Renault Kardian com motor diesel? No Brasil, nem pensar!

Enquanto o Renault Kardian já se estabeleceu como uma opção moderna no mercado brasileiro, o crossover está expandindo seus horizontes e agora também será produzido no Marrocos, atendendo mercados da África e Oriente Médio. Apesar de manter a essência visual e mecânica, a versão marroquina traz algumas diferenças significativas, incluindo a adição de um motor 1.5 turbodiesel, que é proibido no Brasil para veículos de passeio.


Produção global e design alinhado ao mercado local

A fábrica de Tânger, no Marrocos, será a responsável pela montagem do Kardian para os mercados da África e Oriente Médio. Essa planta já produz modelos conhecidos, como o Dacia Sandero e o Logan, e agora se junta à fábrica brasileira de São José dos Pinhais (PR) na produção do crossover.

- Anúncio -

Visualmente, as mudanças no Kardian fabricado no Marrocos são sutis:

  • Rodas com design exclusivo
  • Paleta de cores adaptada ao gosto local
  • Volante com miolo exclusivo

No interior, as diferenças são mais perceptíveis. O console central não é elevado como na versão brasileira, e a alavanca de câmbio é tradicional, em vez do moderno joystick usado por aqui.


Equipamentos e tecnologia: o que muda?

O Renault Kardian marroquino chega com um pacote de equipamentos mais simples, especialmente nas versões básicas. Veja as principais diferenças:

Versões no Marrocos:

  • Apenas dois airbags na versão de entrada
  • Quadro de instrumentos analógico
  • Ar-condicionado manual
  • Central multimídia e controle de cruzeiro

A versão topo de linha adiciona alguns itens mais avançados, como:

- Anúncio -
  • Airbags laterais
  • Ar-condicionado automático
  • Sistema de monitoramento de ponto cego

Versões no Brasil:

  • Seis airbags de série
  • Painel digital com tela de 7 polegadas
  • Ar-condicionado digital de duas zonas
  • Câmera de ré e assistências avançadas

Motores: diesel no Marrocos e gasolina no Brasil

A maior novidade na versão marroquina é a oferta do motor 1.5 turbodiesel dCi com 102 cv e 22,4 kgfm de torque, associado a um câmbio manual de 5 marchas. Essa motorização é popular em mercados internacionais devido à sua economia de combustível e torque elevado, mas está fora de cogitação no Brasil devido às restrições legais para motores a diesel em veículos de passeio.

Além disso, o Kardian no Marrocos também é vendido com o motor 1.0 TCe turbo a gasolina, mas com 100 cv e 16,3 kgfm de torque. Por aqui, o mesmo motor entrega 125 cv e 22,4 kgfm, graças a uma calibração otimizada e ao câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas.


Ficha técnica comparativa: Brasil x Marrocos

EspecificaçãoBrasilMarrocos
Motor a gasolina1.0 TCe (125 cv, 22,4 kgfm)1.0 TCe (100 cv, 16,3 kgfm)
Motor a dieselNão disponível1.5 dCi (102 cv, 22,4 kgfm)
CâmbioAutomático de 6 marchas (dupla embreagem)Manual de 5 marchas / CVT
Airbags6 de série2 (básico) ou 6 (topo)
Dimensões (CxLxA)4,11 x 1,77 x 1,54 m4,11 x 1,77 x 1,54 m
Entre-eixos2,60 m2,60 m

Por que o motor diesel não pode ser usado no Brasil?

No Brasil, a legislação proíbe o uso de motores a diesel em veículos de passeio que não atendam a certas especificações, como capacidade de carga acima de uma tonelada ou tração nas quatro rodas. Isso impede que modelos como o Renault Kardian ofereçam essa motorização no país, mesmo com sua eficiência e apelo global.

- Anúncio -

Conclusão: duas versões, dois mundos

O Renault Kardian mostra sua versatilidade ao ser adaptado para mercados tão diferentes quanto Brasil e Marrocos. Enquanto por aqui o foco está no conforto e na tecnologia, lá fora o destaque vai para a economia do motor diesel e uma configuração mais acessível.

Fique ligado no Turbo Notícias para mais novidades sobre o mundo automotivo e saiba tudo sobre as diferenças entre os modelos vendidos pelo mundo!

- Advertisement -
Luis Felipe
Luis Felipe
Sou apaixonado pelo mundo automotivo desde sempre! Como redator do Turbo Notícias, meu foco é trazer conteúdos detalhados e envolventes sobre os lançamentos, curiosidades e inovações no setor. Adoro compartilhar minha paixão por carros e motos com nossos leitores e ajudar a transformar informação em inspiração para quem ama motores tanto quanto eu.

ARTIGOS RELACIONADOS

5 COMENTÁRIOS

  1. Hi, Neat post. There’s a problem with your website in internet explorer, would check this… IE still is the market leader and a huge portion of people will miss your fantastic writing due to this problem.

  2. Hey! This is kind of off topic but I need some help from an established blog. Is it very hard to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast. I’m thinking about setting up my own but I’m not sure where to begin. Do you have any ideas or suggestions? Cheers

  3. incrível este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este conteúdo. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Mais Popular