Desde o início do conflito com a Ucrânia, a Rússia tem enfrentado severas sanções econômicas, resultando na saída de diversas montadoras ocidentais do país. Sem marcas tradicionais como Volkswagen, Ford, Hyundai e Renault, o mercado automotivo russo viu-se obrigado a buscar alternativas. A solução? Os carros chineses.
A invasão dos modelos chineses
Com a falta de opções ocidentais, os russos passaram a depender de fabricantes locais, como a Lada, e de montadoras chinesas, como Chery, Geely e Changan. Mas não é só isso. Algumas empresas russas estão trazendo modelos chineses e rebatizando-os como “veículos nacionais”. Um dos exemplos mais recentes é a nova marca Tenet, que está prestes a lançar um SUV idêntico ao Chery Tiggo 7, apenas com algumas alterações no design frontal.
Nova marca, velhos conhecidos
A Tenet é uma iniciativa do grupo AGR Automotive, que assumiu as antigas operações da Volkswagen na Rússia em 2023. Hoje, a AGR já produz diversos modelos sob a marca Solaris, incluindo sedãs e SUVs baseados em antigos Hyundai e Kia. Agora, a estratégia se repete com a Tenet, utilizando um modelo chinês como base para um carro “russo”.
A produção do novo SUV deve acontecer na antiga fábrica da Volkswagen em Kaluga, embora não haja confirmação oficial. No entanto, según informes do portal Kolesa.ru, autoridades locais já preveem a produção de 110 mil veículos na unidade em 2025.
E o desempenho?
Ainda não se sabe quais motores equiparão os modelos da Tenet, mas, se mantiverem a mecânica do Chery Tiggo 7, podemos esperar um motor 1.6 turbo de 197 cv, com torque de 29,6 kgfm, acoplado a uma transmissão de dupla embreagem de sete marchas ou automático de oito velocidades.
Diante das restrições internacionais, a Rússia encontrou uma maneira de manter sua indústria automotiva em movimento. Resta saber se essa dependência dos chineses será temporária ou se marcará uma nova era para o mercado russo de automóveis.