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Stellantis abre desmanche autorizado e se torna a 1ª montadora a vender peças usadas com procedência

Stellantis abre desmanche autorizado e se torna a 1ª montadora a vender peças usadas com procedência

A Stellantis acaba de inaugurar um projeto inédito no Brasil: o primeiro Centro de Desmontagem Veicular Circular AutoPeças. Localizado em Osasco (SP), o espaço foi criado para dar um destino sustentável a veículos sinistrados ou em fim de vida útil.

Com isso, a empresa — dona de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram — se torna a 1ª montadora da América do Sul a desmontar carros e revender peças com garantia de procedência.

E tem mais: o centro não trabalha só com veículos Stellantis. Modelos de outras marcas, como Chevrolet, Honda, Volkswagen e Ford, também entram no processo de desmonte e reaproveitamento.

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Como funciona o centro de desmonte

O processo é todo estruturado para garantir segurança, qualidade e sustentabilidade:

  1. Recebimento dos veículos – São carros em perda total ou em fim de vida útil, comprados em leilões.
  2. Descontaminação – Retirada de fluidos como óleo, combustível e líquidos de arrefecimento.
  3. Desmontagem técnica – Especialistas avaliam peça por peça para determinar quais podem ser reaproveitadas.
  4. Limpeza e rastreamento – Componentes são lavados com produtos biodegradáveis e recebem etiqueta oficial do Detran.
  5. Carteira de desmonte – Cada veículo é vinculado a até 49 grupos de peças com rastreabilidade total.

Assim, cada motor, câmbio, farol ou retrovisor vendido tem procedência certificada.


Sustentabilidade na prática

Segundo a Stellantis, 100% dos materiais retirados são destinados corretamente:

  • Peças reutilizáveis: voltam ao mercado com garantia.
  • Matérias-primas: aço, ferro, alumínio, cobre e outros metais nobres são enviados a parceiros para reciclagem.
  • Fluidos: recebem tratamento ambientalmente adequado.

Ou seja, nada vira lixo. Tudo é reaproveitado de alguma forma.


O tamanho do desafio no Brasil

Atualmente, o Brasil tem uma frota estimada em 48 milhões de veículos.
A cada ano, cerca de 2 milhões chegam ao fim de sua vida útil, mas só 1,5% têm destinação ambiental correta.

O mercado de reciclagem automotiva no país tem potencial de movimentar até R$ 2 bilhões por ano, mas ainda é pouco explorado. A Stellantis dá o primeiro passo para mudar esse cenário.

Como comprar peças usadas da Stellantis

As peças recuperadas serão vendidas em dois canais:

  • Loja física: dentro de um contêiner de vendas em Osasco (SP).
  • Online: já disponíveis no Mercado Livre, pela loja oficial Circular AutoPeças. Em breve, também em um e-commerce próprio da Stellantis.

Todas as vendas são feitas dentro das normas do Detran, com rastreabilidade completa e garantia de qualidade.

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Carros restaurados também entram no jogo

Além do centro de desmonte em Osasco, a Stellantis também criou em Betim (MG) o Centro de Recondicionamento de Veículos.

Lá, carros usados das marcas do grupo passam por um processo completo de restauração:

  • Funilaria e pintura
  • Revisão mecânica
  • Substituição de peças
  • Higienização e certificação

Com isso, os veículos voltam ao mercado com qualidade próxima à de um seminovo certificado.


Um novo jeito de pensar carro no Brasil

Com essa iniciativa, a Stellantis não só abre caminho para a economia circular no setor automotivo, mas também cria uma nova opção para quem busca peças de qualidade com preço mais acessível.

É o começo de uma tendência que pode transformar o mercado de autopeças no Brasil.

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