O mundo perdeu nesta terça-feira (13) uma figura histórica da política: José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu aos 89 anos. Mas além de suas ideias progressistas e seu estilo de vida humilde, um detalhe sempre chamou a atenção de todos: seu Volkswagen Fusca azul, um modelo 1987 que ele prometeu nunca vender — mesmo com ofertas milionárias na mesa.
Se tem um carro que virou símbolo de austeridade, resistência e simplicidade, é esse Fusca. E hoje, a gente relembra a história desse ícone sobre rodas que acompanhou Mujica em momentos importantes da vida política uruguaia — e até em rolês com Lula.
Um carro comum com um valor simbólico gigante
Enquanto muitos líderes mundiais circulam em carrões de luxo, Mujica sempre andou em seu velho Fusca azul-claro. Em 2014, ele contou no programa de rádio “Fala o Presidente” que sempre teve um carinho especial pelo modelo:
“Sempre gostei de Fuscas.”
Esse carinho era tão verdadeiro que, mesmo quando um xeque árabe ofereceu US$ 1 milhão (isso mesmo, mais de R$ 5 milhões na cotação da época) para comprar o veículo, Mujica respondeu com um sonoro “não”. E ele não foi o único a tentar: o ex-embaixador do México, Felipe Enríquez, também ofereceu 10 picapes 4×4 pelo carro. E adivinha? Também recusado.
Não era só um Fusca, era o símbolo de um estilo de vida
Pepe sempre viveu de forma simples, morando em uma chácara com a esposa, usando roupas comuns e rejeitando os luxos do cargo. O Fusca virou, com o tempo, um símbolo do que ele representava: um político que vivia como o povo. Mujica dizia:
“Na verdade, temos dois Fuscas. Um já não anda mais, e esse outro usamos desde que somos presidentes. Foi um presente de amigos.”
Ou seja, o carro nem comprado foi. Era um presente — e virou parte da identidade dele.
Afinal, qual é o Fusca de Mujica?
O modelo é um Volkswagen Fusca 1987, de origem até hoje não totalmente confirmada — poderia ter sido fabricado no Brasil ou no México. Mas as especificações são claras:
- Motor: 1.6L, 4 cilindros
- Potência: 67 cavalos
- Torque: 14 kgfm
- Velocidade máxima: 144 km/h
- Aceleração (0 a 100 km/h): 17 segundos
- Transmissão: Manual, 4 marchas
- Consumo médio: 7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada
- Autonomia: Cerca de 400 km com tanque de 45 litros
Nas medidas, o carro tem:
- Comprimento: 4,20 m
- Largura: 1,54 m
- Altura: 1,48 m
- Bagageiro (na frente): 150 litros
É o clássico Fusquinha: robusto, barulhento, mas eterno.
Quando Lula pegou carona com Mujica
Um dos momentos mais emblemáticos do Fusca azul aconteceu em janeiro de 2023. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Mujica em sua chácara na zona rural de Montevidéu, e os dois deram um rolê no carro.
O encontro durou quase duas horas, e foi acompanhado por quatro ministros brasileiros (Fernando Haddad, Mauro Vieira, Luciana Santos e Márcio Macêdo). Segundo os relatos, eles falaram sobre política em geral — e o bom e velho Fusca serviu como cenário perfeito para esse papo informal entre dois líderes da América Latina.
O Fusca como herança cultural e política
Enquanto muitos políticos são lembrados por suas mansões e carros blindados, Pepe Mujica será lembrado por algo muito mais simples: um Fusca velho, mas cheio de significado.
O carro virou patrimônio emocional para o povo uruguaio e para muitos admiradores pelo mundo. Simboliza uma resistência contra o consumismo exagerado e uma vida mais humana, mais pé no chão. E isso, hoje em dia, é revolucionário.
Conclusão
O Fusca de Pepe Mujica é mais que um carro — é um manifesto. É uma lembrança de que é possível fazer política com simplicidade e honestidade. Ele recusou fortuna, recusou luxos, mas jamais recusou seu compromisso com o povo.
Mesmo com sua partida, Mujica e seu Fusquinha azul continuarão sendo lembrados como um exemplo de como a grandeza pode estar nos detalhes mais simples.